Filme experimental aborda impactos da extração de rochas em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Filme experimental aborda impactos da extração de rochas em Cachoeiro

Lançamento de "Corpo-Rocha", do artista Weber Cooper, é nesta quarta-feira (18), no YouTube


- Divulgação

Para esta quarta-feira (18), às 19h, está marcado o lançamento do documentário experimental de curta-metragem "Corpo-Rocha", que trata dos impactos ambientais e sociais da extração e comercialização de rochas ornamentais em Cachoeiro de Itapemirim. 

O lançamento ocorre por meio de uma sessão online comentada - e com intérprete de Libras. Também há exibição no canal de YouTube do projeto Atuação.

"Corpo-Rocha" propõe uma experiência de conexão entre corpo e rocha em ambientes de extração de mármore da localidade de Alto Moledo, em Cachoeiro, convocando o espectador a sentir os impactos das ações antrópicas no planeta. 

Com performances do diretor Weber Cooper, o filme - que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, através da Lei Rubem Braga - enfatiza a dimensão plástica, visual e somática dos ambientes, evocando sensações, afetos e empatia. 

 

 

O objetivo, assim, é reimaginar outras possibilidades de conexão com a natureza, especialmente as rochas.

A extração de mármore exerce forte impacto ambiental e social na região do Alto Moledo. Além da transformação visual da paisagem, típica da mineração, há também as questões relacionadas à produção de ruído, poeira e degradação das estradas devido ao transporte dos blocos de rocha.

"A atividade extrativista movimenta a economia do município, mas não há um retorno dos lucros da atividade para a própria região. Isso é o que vemos ao percorrer as estradas do Alto Moledo. E é também o que os próprios moradores disseram. Alguns querem morar em outro lugar, outros já colocaram suas casas à venda", afirma Weber Cooper.

 

Após o lançamento, "Corpo-Rocha" fica em exibição no canal de YouTube do projeto Atuação até 30 de outubro, e há outra sessão comentada no dia 25 de outubro. Além de Weber, o filme contou com os trabalhos de Fábio Coelho (trilha sonora e direção musical), Denilson Júnior (câmera), Gabriel de Assis (drone e fotografia still) e Victorhugo Amorim (edição e finalização).

 


Seviço:

 

Corpo-Rocha

Gênero: documentário experimental

Exibição: 18 a 30 de outubro no canal do projeto Atuação - https://www.youtube.com/atuacao

Sessões comentadas: 18 e 25 de outubro às 19h pelo google meet (https://meet.google.com/vmc-xhvh-vpa), com transmissão simultânea pelo canal no Atuação. Dia 18, sessão com intérprete de LIBRAS.

 

Ficha técnica

Realização: Atuação

Produção executiva, Direção, Roteiro, Performance e Montagem: Weber Cooper

Direção musical: Fábio Coelho

Câmeras: Denilson P. Estevão Júnior e Weber Cooper

Som direto: Weber Cooper

Drone e Fotografia still: Gabriel de Assis

Edição e Finalização: Victorhugo Amorim

 

Trilha musical

Composição, arranjo e execução: Fábio Coelho

Edição, mixagem e masterização: Toca Audiocine Studio



Comentários