Festival de artes integradas abre chamamento para bandas e artistas visuais - Jornal Fato
Cultura

Festival de artes integradas abre chamamento para bandas e artistas visuais

Deixa a Gira Girar impulsiona cenário artístico e musical do período pandêmico


Foto: divulgação

O festival capixaba Deixa a Gira Girar está com chamamento aberto para músicos capixabas e artistas visuais apresentarem seus trabalhos durante a sua programação, que acontece entre os próximos dias 21 e 24 de abril. Com exposição artística em projeção e lambes, oficinas técnicas em produção musical e live streaming e um festival musical on-line e gratuito, o projeto selecionará 10 artistas visuais e quatro atrações musicais capixabas para compor a programação com o Prêmio Ilê e a Exposição Olope. 

As inscrições para as Oficinas de Produção Musical e Áudio para Live e transmissão iniciam nesta sexta-feira (26) e se encerram no dia 06/04. E as inscrições para o Prêmio Ilê e a Exposição Olope se encerram no dia 26/03 às 17h59, o resultado da seleção da curadoria sai no dia 01 de abril. 

Mais do que uma mostra de trabalhos artísticos, a Exposição Olope é um encontro de artistas e trabalhos que dialogam com questões afro-brasileiras, indígenas e com a cultura cigana. Os trabalhos premiados serão expostos em projeção mapeada na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, e terão reproduções de suas obras espalhadas pela cidade com intervenções em lambe-lambe, além de receber um cachê de R$ 700,00.

Já os quatro contemplados pelo Prêmio Ilê receberão um cachê de R$ 2 mil para se apresentarem no Festival Deixa a Gira Girar junto às três atrações convidadas pela direção do festival: as bandas nacionais Obinrin e Marina Peralta e os capixabas do grupo Chorou Bebel. Devido à pandemia, o evento será totalmente on-line e transmitido via youtube do festival.

Inscreva-se AQUI

Idealizado pela produtora cultural Lara Toledo, o Festival Deixa a Gira Girar vai fomentar a cena e contribuir para o intercâmbio cultural, artístico e musical no período pandêmico. O projeto é uma realização do selo Abre Caminhos com apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo por meio do Governo Federal.

Oficinas Musicais

Para quem quer aprender mais sobre técnicas da área musical, o Festival Deixa a Gira Girar também vai abrir inscrição para a seleção de dez pessoas para a oficina de produção musical e para a oficina sobre live streaming, ministradas por Gabriel Bebeci, que é produtor musical, multi-instrumentista, técnico de streaming no Estúdio Bravo/BravoLAB e produtor cultural pela DIVcompany, Bebeci realizou mais de 250 lives desde o começo da pandemia. 

Lara Toledo

Produtora cultural, cineclubista, carnavalesca e articuladora ligada nos 220, Lara Toledo atua na captação e execução de projetos criativos com foco na formação, difusão do cinema e da música brasileira. É diretora da Abre Caminhos e do Festival Deixa a Gira Girar, já produziu diversos festivais de cinema e de arte integrada na Grande Vitória. Além disso, a comunicadora social estuda e desenvolve ações voltadas para questões de políticas públicas, culturais, diversidade, LGBTQIA+, territorialidades e  ancestralidade há 10 anos.

Comentários