Espaço cultural reunirá oficinas, música, arte e gastronomia em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Espaço cultural reunirá oficinas, música, arte e gastronomia em Cachoeiro

Casa Carmô terá eventos culturais, oficinas, coworking, espaços comerciais e muita arte, abrirá as portas no próximo dia 3 de junho.


Cachoeiro de Itapemirim é reconhecido por ser um berço cultural, de onde diversos filhos ilustres ganharam notoriedade no Brasil e o mundo. Agora a "Capital Secreta" contará com mais um espaço cultural para aquecer ainda mais este cenário: a Casa Carmô.

O espaço cheio de inovações, eventos culturais, oficinas, coworking, espaços comerciais e muita arte, abrirá as portas no próximo dia 3 de junho e funcionará na rua Seabra Muniz, bairro Independência sob o comando da atriz e produtora cultural Amanda Malta e seu companheiro Anderson Dário, artesão, cenotécnico e que tem se iniciado também como produtor.

As opções são variadas, liderado pelo casal, a casa contará com uma cafeteria cultural onde será possível vivenciar e aprender a história cultural do município, ouvir músicas, reavivar o hábito da leitura, e ao mesmo tempo, apreciar um cardápio delicioso em parceria com os produtos da Myrna Mastela, Carol Areias (Damma) e o chef Renato Fardim.

Não obstante, o espaço contará com o estúdio fotográfico da Jéssica Miranda em parceria com a criadora de conteúdos digitais Mariah Tavares, a união de dois brechós: O Borogodó e a Semi Ruiva, além do estúdio de tatuagem Tattoo Del Fuego, representado por Renata Cordeiro. O terceiro andar será voltado para eventos, reuniões, encontros e oficinas artísticas.

 

Oficinas

Com nome homenageando Carmosina Braga, primeira mulher a dirigir um automóvel em Cachoeiro e irmã que ensinou Rubem e Newton a escrever, a Casa Carmô contará com quatro modalidade de oficinas: dança com a professora e bailarina Ayla Cardoso, teatro para o público infanto-juvenil com a professora Kueyd Luciana e para o público 16+ com o professor Luan Tófano, e por último aulas de violão para iniciantes com o músico Gustavo Daltio. As oficinas acontecem de forma semanal e haverá pacotes promocionais de inauguração.

No primeiro mês, o espaço contará com dois projetos gratuitos: interpretação para cinema com a Cia Nós de Teatro, que tem o aporte da Lei de incentivo municipal "Lei Rubem Braga" e o projeto de pé de serra que acontece na sala Mestre Salatiel, com a professora Ayla Cardoso.

"A casa está aberta a propostas e ideias para difundir as artes em Cachoeiro, vamos iniciar com um projeto que irá fundir gastronomia e arte. O evento se chama "Arte no terraço" e acontecerá uma vez por mês, o primeiro é sobre o "Dia dos Namorados" e terá vagas limitadas", explica Anderson.

Dois espaços estarão fechados para a reforma na data da inauguração. Um deles será para a ampliação da cafeteria, com um espaço de coworking e área externa verde; a segunda será uma sala de exposições de Cachoeiro de Itapemirim, que levará o nome da artista plástica Isabel Braga.

"A nossa proposta é valorizar a cultura da cidade, revelando personalidades, espaços naturais e a história que reverbera em cada canto, e principalmente dar visibilidade a personalidades femininas que foram apagadas através da história", completa Amanda.

Mais informações podem ser solicitadas pelo Instagram @espacocasacarmo ou pelo telefone (28) 99982-1009.

 

por Guilherme Gomes

Comentários