Começa preparação para volta da Biblioteca Municipal à Casa da Memória - Jornal Fato
Cultura

Começa preparação para volta da Biblioteca Municipal à Casa da Memória

Reabertura no imóvel, que passa por reforma, é prevista para abril


- Divulgação/PMCI

Nesta quinta-feira (28), os 15 mil livros do acervo da Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva começam a ser embalados para retornarem à Casa da Memória, sua instalação oficial.

Desde setembro passado, a biblioteca funcionava provisoriamente na antiga sede do Clube Ita, no Centro, devido às obras de reforma na Casa da Memória. 

Em função do trabalho de preparação para mudança, o único serviço que ainda ficará disponível no espaço provisório é o de devolução de livros emprestados, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Os demais serviços, como cadastro de novos usuários, recebimento de obras doadas e pesquisas, retornarão quando a biblioteca reabrir na Casa da Memória, o que está previsto para abril. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), além da restauração do imóvel, que inclui a recuperação da estrutura do telhado e pintura, o mobiliário - mesas, cadeiras e a estantes expositoras das obras - também receberá manutenção.

"A reforma da Casa da Memória, patrimônio da nossa cidade e guardiã da biblioteca municipal, é uma grande conquista. A breve interrupção do atendimento ao público leitor certamente será compensada pela apresentação de um espaço renovado e moderno", frisa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O acervo

O acervo da Biblioteca Pública Municipal de Cachoeiro possui exemplares para pesquisa e empréstimo, incluindo clássicos da literatura brasileira e estrangeira (adulta e infantojuvenil), lançamentos e sucessos contemporâneos, obras de autores capixabas e livros didáticos (níveis fundamental, médio e superior). É composto também, por obras em formatos acessíveis, para portadores de deficiência visual, CDs de audiolivros e livros didáticos na área de Direito.

Comentários