Cartas para realizar os sonhos de Natal - Jornal Fato
Cultura

Cartas para realizar os sonhos de Natal

Segundo a gerência da agência central da ECT, as cartinhas estão disponíveis para adoção e os presentes devem ser entregues até o dia 2 de dezembro


 

Ailton Weller

 

As agências dos Correios no Espírito Santo anteciparam o lançamento nacional do projeto 'Papai Noel dos Correios', que está previsto para o dia 9 deste mês. Em Cachoeiro de Itapemirim, a meta é chegar a adoção de 750 cartinhas pela população e empresas para atender pedidos de crianças das quatro escolas da rede pública municipal escolhidas pela Secretaria de Educação.

 

Segundo o gerente da agência central da ECT, Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, Wallace MathieloAltoé, as cartinhas estão disponíveis para adoção desde quinta-feira da semana passada e os presentes devem ser entregues até o dia 2 de dezembro. "As crianças pedem de tudo ao Papai Noel dos Correios: brinquedos, roupas sapatos, cesta básica, material escolar, entre outras coisas", contou.

 

"Na cidade, as agências do centro e do bairro BNH estarão disponibilizando os pedidos, cadastrando os interessados em doar e promovendo a logística para a guarda e encaminhamento de todo o material que for coletado", disse Altoé.

 

O gerente explicou que as crianças contempladas serão alunos e alunas, de 5 a 7 anos,de duas creches e dois estabelecimentos de ensino básico da cidade. Em todo o sul do estado, a expectativa é de atender a 3,7 mil crianças com a participação das comunidades e as agências locais dos Correios. "A intenção é estar presente nas instituições onde existe um maior risco social e esse projeto ainda conta com a participação dos alunos em trabalhos pedagógicos em sala de aula e busca ensinar os valores natalinos como a bondade, a solidariedade e união", ressaltou.

 

A iniciativa

 

O projeto, segundo ele, completa 26 anos e surgiu quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao "bom velhinho". Alguns mais sensibilizados procuraram atender aos pedidos por meio de ação solidária. "A partir de 1996, a campanha tornou-se corporativa, passando a contar com a participação da sociedade na adoção das cartas", conta Wallace.

 

O gerente revela que apenas no ano passado, em todo o país, mais de meio milhão de cartinhas foram adotadas e o balanço final da campanha apresentou um aumento de 10% em relação aos resultados de 2013.

 

A ação solidária atende crianças matriculadas em escolas públicas da rede municipal até o 5ª ano em região de vulnerabilidade social. Por segurança, os Correios não revelam o endereço das crianças para os padrinhos entregarem os presentes pessoalmente. "Para quem quiser colaborar, ainda há tempo, e estamos esperando pelas doações", conclui Altoé.

 

O projeto

 

Quem são os padrinhos?

 

São pessoas, empresas ou entidades interessadas em adotar cartas, ou seja, presentear as crianças com seu pedido de natal.

 

Como participar:

 

1- Conheça as datas, os pontos de adoção de cartas.

2- Escolha as cartas que irá adotar;

3- No ato da retirada da carta, deverão ser informados nome e telefone de contato;

4- Entregue os presentes no local e na data definidos pelos Correios.

5- Os presentes deverão corresponder aos pedidos formulados nas cartas;

6- Não há limite de cartas por padrinho, mas lembre-se: você é responsável pelas cartas que pegar para adotar. Uma desistência impede que a carta seja adotada por outro padrinho.

 

Comentários