Cachoeirense será empossado na Academia Espírito-santense de Letras - Jornal Fato
Cultura

Cachoeirense será empossado na Academia Espírito-santense de Letras

Dia 26, Romulo Felippe, novo imortal da AEL herda a cadeira 9 do poeta Sérgio Blank


- Foto Divulgação

O escritor Romulo Felippe tomará posse na cadeira número 9 da Academia Espírito-santense de Letras (AEL) na próxima terça, 26, a partir das 18h30 no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. O evento, que será aberto ao público, celebrará também o centenário da instituição literária, uma das mais tradicionais do país. 

Cachoeirense radicado em Vitória, o jornalista e escritor sucederá o poeta Sérgio Blank. Romulo é autor de "Monge Guerreiro", eleita a melhor publicação de fantasia do país e publicada em português, inglês e italiano, além do juvenil "Reino dos Morcegos" (editora Cavaleiro Negro) e do romance "O Farol e a Tempestade" (editora Novo Conceito). Ele lançará, ainda em 2021, o drama da Segunda Guerra "Pássaros Negros na Neve". A capa será revelada com exclusividade na noite de sua posse.

"Considero a eleição para a Academia Espírito-santense de Letras como a maior honraria que um escritor capixaba possa receber. É uma emoção indescritível, reservada a 175 homens e mulheres das letras que pela academia passaram ou estão nesse um século de História", enfatiza o imortal. A AEL possui 40 assentos. "Um escritor não deve privar-se ao seu próprio trabalho, mas, em conjunto com irmãos e irmãs de escrita, lutar pelo fortalecimento da nossa cultura literária".

Além do inédito "Pássaros Negros na Neve", já traduzido para o inglês, o escritor mostra que produziu bastante durante a pandemia. Romulo tem em mãos mais três originais inéditos: a fantasia "Drakono Smoguz - O fogo eterno do dragão"; o infantil "Mundos incríveis além do nosso"; e a jornada espiritual "Quando entrevistei Jesus", resultado de uma travessia arqueológica que fez pela Terra Santa pouco antes da pandemia.

Entre os trabalhos jornalísticos e agora acadêmicos, Romulo Felippe escreve atualmente o drama "Romina - Crime de Honra", obra que deverá ser lançada no segundo semestre de 2020. "Escrever é libertar universos e personagens, protagonistas ou antagonistas, que habitam a alma do autor. É necessário que ganhem o mundo através dos livros". Romulo também trabalha na pesquisa do épico "O Lanceiro Romano", obra encomendada por sua editora italiana Newton Compton.

 

SERVIÇO:

POSSE DE ROMULO FELIPPE

ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS

DIA 26 DE OUTUBRO, TERÇA-FEIRA, 18H30

SALÃO SÃO TIAGO, PALÁCIO ANCHIETA

CIDADE ALTA - VITÓRIA, ES

ENTRADA LIVRE

Comentários