Bom sujeito: Espetáculo se apresenta em Guaçuí com entrada gratuita - Jornal Fato
Cultura

Bom sujeito: Espetáculo se apresenta em Guaçuí com entrada gratuita

O espetáculo de dança retorna aos palcos com sua fusão de samba e flamenco.


- Fotos: Farley José.

Às vésperas do Carnaval e sete anos depois de estrear em Vitória, o espetáculo "Bom Sujeito" retorna aos palcos em um projeto de circulação por cinco municípios do Espírito Santo, incluindo Guaçuí. Primeiro solo da bailarina Ivna Messina, dirigido por Fernando Marques, "Bom Sujeito" levará sua mistura de samba, flamenco e carnaval para o Teatro Fernando Torres em apresentação única, que acontecerá no dia 4 de fevereiro (sábado), às 19 horas. A entrada é gratuita e classificação livre.

A bailarina Ivna ressalta que este projeto volta aos palcos ao ser contemplado pelo edital Setorial de Dança da Secult/ES. "Eu estou muito feliz de voltar com esse trabalho, que é um referencial para mim por ter sido meu primeiro solo, e acho que ele ainda tem muito a ser apresentado. Volto com ele, sete anos depois da estreia, como uma bailarina e intérprete mais madura, com repertório ampliado. Acho que quem já assistiu vai ver uma outra energia cênica. Também estou achando muito legal apresentar perto do Carnaval, é algo que eu sempre quis e é a primeira vez que isso vai acontecer, já para ir entrando no clima", aponta Ivna.

Além das apresentações, o projeto de circulação do espetáculo prevê duas oficinas: Iniciação ao Flamenco, que será ministrada em Domingos Martins no dia 13 de fevereiro, e Dramaturgia da Dança nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de março em Vitória.

Ivna Messina dedica-se ao flamenco há 22 anos e é intérprete-criadora do Grupo Z. Além de "Bom Sujeito", é intérprete-criadora dos espetáculos solo "Pedra", com coreografia e direção de Carla van den Bergen, e "Sirena", com direção de Alexsandra Bertoli, que estreou no ano passado.

 

Bom sujeito

"Bom Sujeito", que estreou em 2016, é uma realização do projeto "Isso não é flamenco" (iniciado pela bailarina em 2012 com o intuito de dialogar com outros artistas e linguagens). Nesse espetáculo, que tem trilha sonora original dirigida por Letícia Malvares e Roberto Monteiro, Ivna pretende aproximar o flamenco do samba e do carnaval, manifestações artístico-culturais que são cartões-postais sonoros e corporais de seus respectivos países: Espanha e Brasil. "Pretendemos buscar os pontos em comum, corporais, sonoros, de intenção, literários, musicais, conceituais e afetivos, confundindo seus limites", destaca.

 

SERVIÇO - DANÇA

Bom Sujeito

4 DE FEVEREIRO, SÁBADO, 19H
GUAÇUÍ - TEATRO FERNANDO TORRES

Sinopse: Quarta-feira de cinzas e uma mulher remexe as memórias do carnaval recém-finado. Faltam minutos para subir no tablado e o vestido ganha vida. Véspera de carnaval e uma mulher prepara-se para o breve alívio de um ano inteiro. Termina o baile e a mulher sobrevive. Termina o baile e a fantasia resiste. Uma mulher se desfaz entre confetes e sapateados. Uma mulher se refaz entre serpentinas e jaleos. O tempo indo e vindo entre Cartola, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Arnaldo Antunes. Uma mulher se desfaz entre surdos. Uma mulher se refaz entre palmas. Uma mulher dança com a própria cauda. Uma mulher dança com o próprio rabo. Uma mulher dança com um vestido. Uma mulher dança sem o vestido. Uma mulher dança. Um oceano derrama-se entre o flamenco e o samba. Um oceano derrama-se dos quadris. Um oceano ruge em taróis e cajones. Palmas e tamborins. Uma mulher no meio do oceano. Amores fugazes, solidões permanentes; amores eternos, solidões efêmeras. Quem é você?, quem é ela? O baile começa. O baile acaba. Quem não gosta de flamenco, bom sujeito não é.

 

Comentários