Aos 88 anos, escritora promove noite de autógrafos "Raízes do Coração" em Guaçuí - Jornal Fato
Cultura

Aos 88 anos, escritora promove noite de autógrafos "Raízes do Coração" em Guaçuí

Na noite desta terça-feira (6), haverá uma noite de autógrafos do livro "Raízes do Coração", da escritora guaçuiense Gessy Bazani Gonçalves.


Uma noite para lavar a alma com histórias emocionantes e o saudosismo de conhecer e relembrar um pouco mais sobre o passado de Guaçuí. Na noite desta terça-feira (6), no Varanda Café & Prosa, à partir das 19h, haverá uma noite de autógrafos do livro "Raízes do Coração", da escritora guaçuiense Gessy Bazani Gonçalves.

Aos 88 anos, Gessy conta que todas as histórias que compõem a obra foram escritas em um período de três ou quatro anos, com início por volta de 2008, mas somente em 2016 foi feito o primeiro lançamento do livro, que aconteceu na 3ª Fábrica de Ideias, em Vitória.

"O livro foi escrito sem pressa, até porque por serem memórias, havia a necessidade de me certificar de alguns detalhes, afinal, são recordações de mais de 60 anos. No anos de 2011 foi feito o primeiro livro piloto, mas somente em 2016 foi feito o primeiro lançamento, então, demorou aproximadamente oito anos para conclusão", relembra Gessy.

Raízes do Coração traz memórias de infância da autora, vividas na zona rural até os 20 anos de idade, além de hábitos culturais da época e as dificuldades de sobrevivência. Relata ainda, a história da família de Gessy, proveniente da Itália, e registros de outras famílias de imigrantes que se instalaram em Guaçuí no mesmo período.

"Eu já tinha o costume de escrever certas lembranças e juntar alguns documentos e fotos antigas, para não perder da memória com o tempo, afim de manter resgatada a história da minha família e deixar escrita para os meus descendentes. Minha filha mais velha ao ler, achou que daria um bom livro, porém, inicialmente somente para a família. Assim passei a escrever mais histórias, inclusive com ilustrações. Em seguida, os textos foram levados para uma amiga dela fazer revisão, que sugeriu que fizesse uma edição e fosse lançado, e assim foi feito", destaca a autora.

A escritora afirma que mesmo com a dificuldade pela falta de estudos e também financeiras, o amor pela literatura e a dedicação fizeram com que a obra saísse do papel e se tornasse realidade. E embora o livro tendo o público alvo destinado a sua família, ela acredita que o resgate da memória de Guaçuí vai ser importante, também, para as novas gerações.

 "Mal conclui o primário. Morava longe da cidade e precisava percorrer o caminho até a escola a pé, debaixo de sol quente ou de chuva, passando por cercas e correndo de boi pelo caminho. Como já sabia ler e escrever, e dadas as dificuldades da época, não continuei os estudos. Essas histórias e as maneiras vividas na época não voltarão mais. É importante que as novas gerações tenham conhecimento da vida vivida no passado e, de alguma forma, valorizar a vida de hoje", completa Gessy.

Além de Raízes do Coração, a escritora já participou também de duas coletâneas infanto-juvenil "Letrinha". O primeiro com uma história infantil e o segundo com dois textos contando histórias de Guaçuí.

 

por Guilherme Gomes

Comentários