Usuários de drogas e os tratamentos - Jornal Fato
Colunistas

Usuários de drogas e os tratamentos


Uma importante questão, que as pessoas colocam, é o que fazer quando os viciados de drogas, precisam fazer tratamento e não o fazem, resistem à ideia, dizem que não precisam que param quando quiser etc...

 

Muitas vezes os pais não entendem, quando tem dois filhos, porque um estudou, trabalha e tem família. E o outro que teve a mesma orientação, não terminou os estudos, não trabalha e só vive em função das drogas, seus amigos também usam e ele vive como uma parasita dentro de casa ou na rua.

 

As famílias ficam desesperadas, sentindo-se impotentes, sem saber lidar com a situação, que é tão inusitada, nova e desesperadora. Por isto nos tratamentos aos dependentes, as famílias também devem ser orientadas para como saber lidar com o problema. Ao serem perguntados, sobre as atividades do filho usuário, onde ele trabalha se estuda, qual a sua profissão, geralmente costumam mentir, inventam desculpas, para tentar esconder a verdade sobre o filho improdutivo.

 

Mas uma maneira de tentar contornar o problema, se o usuário não quiser tratar-se, seria tentar convencer pessoas influentes em relação a ele, que queiram ajudá-lo.  Como um parente, ou uma pessoa amiga que se interessa realmente em recuperá-lo. Mas esta pessoa tem de ser hábil, tranquila, para tentar convencê-lo a deixar o mundo das drogas.

 

Muitas pessoas pensam que os usuários de drogas são casos sem solução, mas não é bem assim. Quando tratados, em média 30% dos casos, são recuperados e este é um bom índice em relação ao problema.

 

Porém, se a pessoa que se propõe a ajuda-la, não souber como fazê-lo, ela deve procurar uma orientação psicológica, para fazer melhor esta abordagem, para tentar convencer o dependente, a largar as drogas.

 

Clínica de Orientação Psicológica

Fernando Fiuza - psicólogo

E-mail - [email protected]

Site: www.clinicadeorientacaopsicologica.com

Tel. (28) 3511-1060 (28) 99989-3561 


Comentários