Rotativo e flanelinhas - Jornal Fato
Colunistas

Rotativo e flanelinhas


Um homem esperto cria mais oportunidades do que encontra

Francis Bacon

 

A Câmara Municipal deve votar na próxima terça-feira a autorização para que o serviço de estacionamento rotativo seja retomado em novas bases, depois da desativação, há dois anos. Enquanto isso não ocorre, os flanelinhas continuam a fazer a festa.

 

O vereador Wallace Marvila Fernandes (PP) conta que viu um deles quase ser assassinado, em plena Linha Vermelha. Ele afirma que algumas pessoas que atuam como flanelinhas furtam e arranham carros estacionados.

 

Outro vereador que denuncia problemas é Dario Silveira Filho (PSDB), o Darinho da Saúde, que já não deixa mais o carro na rua. "Deixo meu carro em estacionamentos particulares", confessa.

 

Economia

 

Recentemente a Prefeitura de Cachoeiro anunciou - sem mais detalhes, como de praxe - que reaveria cerca de R$ 1 milhão relativos à cessão de servidores. A informação, vaga e sem documentos que a comprove, será alvo de pedido de informação, do vereador Higner Mansur, que é do PSB, mesmo partido do prefeito Victor Coelho. Quer saber do dinheiro economizado na questão da cessão de servidores para a prefeitura de Marataízes. 

 

Calçadas

 

Oriundo da Secretaria de Serviços Urbanos, o vereador Alexon Soares Cipriano (PROS) não perde de vista a urbanização da cidade e vai cobrar fiscalização sobre as calçadas da cidade. O parlamentar criticou o estado nas calçadas do centro de Cachoeiro. "Em frente ao Itaú e Bradesco tem buracos enormes". Alerta que os deficientes físicos sofrem com a falta de acessibilidade dos prédios públicos de Cachoeiro, e que é preciso revisar o PDM municipal, para garantir os direitos dessas pessoas.

 

Casa do Cidadão

 

A precária condição da Casa do Cidadão tem ocupado bastante espaço nas sessões da Câmara.  Nesta semana, o vereador Allan Ferreira (PRB) reclamou da demora por uma solução. Segundo ele, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Carlos Casteglione, prometeu resolver a situação até meados de abril, mas nada de concreto aconteceu. Atualmente, 10 senhas são distribuídas diariamente para a retirada de carteira de identidade, mas são insuficientes. Por isso, muita gente tem que passar a noite na fila para conseguir uma delas.

 

Mas, hein?!

 

O vereador Edison Valentim Fassarela (PV) observou que nos bairro Caiçara e Agostinho Simonato existem mercadinhos de hortifrutigranjeiros que expõem mercadorias nas calçadas e até em cima do asfalto e cobra fiscalização, "pois produtos alimentícios não podem ser expostos desta forma. Além disso, calçadas entulhadas atrapalham os pedestres". O que dirá o parlamentar quando perceber que as Feiras Livres, promovidas pela Prefeitura, fazem a mesma coisa?

 

Sobe

 

Vereadores

 

A Câmara de Cachoeiro tem se destacado pela atuação individual de seus vereadores. Alguns não têm se limitado a legislar. E, como, na prática, são eles os porta-vozes da população, começam a apresentar propostas para resolver os problemas ante à pouca ação do Executivo

 

Desce

 

Obra ruim

 

A má qualidade do asfaltamento da Comunidade de Ipiranga será denunciada pelo vereador Alexandre Andreza Macedo (DEM) ao Ministério Público. Segundo ele, "A empresa que ganhou a licitação não tinha maquinário adequado, e por isso o asfalto aplicado não tem padronização de espessura, que varia de 4 a 8 cm".

 

DESTAQUE. Empresária no ramo de beleza, Bruna Rigo é a garota-propaganda ideal para o sucesso do seu negócio

 

Vias de FATO

 

A vereadora Renata Fiorio (PSD) defende a revisão das leis de Cachoeiro. "Não se pode ter regras autorizando a instalação de uma empresa num local e outra que não permite, ao mesmo tempo".

 

A educação em tempo integral, atrai a atenção do vereador Brás Zagotto (SD), que pretende convidar a Superintendente Regional de Educação para falar sobre o Escola Viva na Câmara.

 

Segundo o vereador Elio Carlos Silva de Miranda (PDT), a cidade está com problemas na iluminação pública, inclusive nas comunidades do interior.

 

Na semana passada, a Linha Vermelha também ficou às escuras, no trecho em frente à antiga Estação Ferroviária, hoje Museu Ferroviários Domingos Lage.

 

Sem pátio para onde recolhê-los, ruas de Cachoeiro viram depósitos de carros abandonados, possíveis focos do mosquito transmissor de dengue. A denúncia é do vereador Diogo Lube (PDT).


Comentários