Posso falar de política? - Jornal Fato
Colunistas

Posso falar de política?


Um amigo jovem e idealista é convidado para se candidatar a vereador. Pede a minha opinião, como se eu entendesse do assunto.  Bem, a minha opinião foi a seguinte: Você possui um reduto? Não, foi a resposta, o que possuo é uma ideologia e a defendo nos meios de comunicação. Então fica difícil.

 

No município as pessoas buscam, com seus políticos, soluções para os problemas mais prementes, como falta de médico no postinho, ruas sem calçamento, esgotos a céu aberto, muros de arrimo por fazer, entre outras demandas. O munícipe define as políticas através das micros necessidades, as pontuais. Quando se trata de eleições para cargos de maior amplitude, tanto política quanto regional, tais como deputados e senadores, aí a ideologia e o racionalismo contam, os eleitores já buscam as bases para o voto através de análises macro, isto é, quais as mudanças necessárias para atender as demandas de saúde, educação, segurança pública e geração de emprego e renda.

 

Um exemplo concreto é feito através da observação dos currículos dos vereadores em nossa cidade, eleitos com uma média de 1.500 votos. Todos possuem um trabalho comunitário, nas associações dos moradores, igrejas, sindicatos, clubes de serviços ou representações de classes, como dos professores, dos comerciários, do marmoristas, dos esportistas, entre outros. Lembro-me de vereador com muitos mandatos, cuja primeira eleição aconteceu por conta de um trabalho que realizava diretamente com a população através do SAAE. E posteriormente cuidando do povo carente do seu bairro. Também recordo de outros que adquiriam uma ambulância e prestando atendimento antes e durante ao mandato já tinham a eleição garantida, como os que ainda colocam carros e assessores à disposição da comunidade que representam. A eleição de representantes nos distritos é muito mais viável exatamente pela proximidade dos candidatos com os eleitores.

 

Como é possível uma mudança de paradigma? A eleição de uma câmara de vereadores com uma maioria que realmente cumpra sua função de legislar a favor do município, o que consequentemente atenderia a cada cidadão em particular. E como promover essa mudança? Infelizmente, no município, se tiver plataforma política sem um reduto, ainda não se elege. E haja fôlego para posteriormente atender as cobranças!

 

 


Comentários