Política LGBT - Jornal Fato
Colunistas

Política LGBT


A Prefeitura de Cachoeiro promoveu no Teatro Municipal Rubem Braga no dia 17 de maio programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Homofobia(que tem também o dia municipal).

 

Até a concretização do evento, reunimos especialistas na questão de gênero e raça e representantes dos LGBT´s para que pudéssemos atender a determinação do Prefeito Victor Coelho de fazer chegar políticas públicas de excelência a todos os cachoeirenses. Sempre ouvindo todas as partes.

 

Tivemos que lidar com a má-fé de alguns e a desconfiança de outros tantos de que as políticas não seriam executadas por sermos ambos, eu e o prefeito, evangélicos. Esqueceram que o bom gestor governa para todos.

 

Visitamos uma casa em que os LGBT se reúnem para falar dos serviços disponibilizados pela Prefeitura. O objetivo é promover inclusão. São direitos humanos que precisam ser acessíveis para todos.

 

Duas coisas em especial, me chamaram a atenção: ouvir de algumas pessoas que o Prefeito Victor Coelho não compareceria ao evento, que mandaria representante, que ficaria apenas alguns poucos minutos. Balela. Ele ficou, gravou vídeo pedindo respeito e valorizou o evento.

 

O segundo fato foram as palavras de Geovane Roberto Santos, coordenador do Núcleo Pedra, na reunião de avaliação do evento. "Foi tudo muito lindo, pude levar minha mãe, minha sogra, meus sobrinhos, minha família. Foi um evento para a família. Em outras palavras, disse que todos saíram de lá extremamente felizes e mais valorizados do que entraram, fato que ainda não tinha acontecido. Eles se sentiram valorizados.

 

Realmente tudo foi preparado com muito carinho. Todos foram recebidos com tapete vermelho, ouviram a palestra do Professor Toninho Lopes, da Ufes, que alertava para a importância do respeito ao público LGBT, e puderam também assistir a um documentário com depoimentos de LGBT´s cachoeirenses que relatam o preconceito e a discriminação a que são submetidos.

 

O vídeo foi produzido pela Prefeitura de Cachoeiro, o que seria inédito no Espírito Santo e no país, e já está repercutindo nacionalmente, segundo o próprio Toninho Lopes. Foi realmente uma grande festa.

 

"A Prefeitura de Cachoeiro valorizou o evento e toda a divulgação foi feita na página institucional. Isso é raro. Cachoeiro está fazendo história", destacou Lopes. Houve apresentação cultural da Cia de Balé Lívia Studio, de Castelo, e uma performance de Adriane Drink(Lucas Hit), que levou o público ao delírio.

 

Então conseguimos cumprir o objetivo. Mas ainda temos outros projetos para esse público. Continuamos nos reunindo e queremos cumprir o planejamento de criar um Grupo de Pais de LGBT, um Ciclo de Diálogos para esse público e um Pré-Enem, a partir da parceria com voluntários, que já estão sendo mobilizados.

 

Uma rede de proteção para o nosso público-alvo, mulheres, idosos, deficientes, crianças e adolescentes em medidas socioeducativas vítimas de violência, já está sendo construída, também a partir de parcerias. O caminho é longo, mas não nos falta disposição. Estamos construindo uma nova história. Aguardem cenas dos próximos capítulos.

 


Comentários