Odores insanos - Jornal Fato
Colunistas

Odores insanos


Sou dada a cheiros, odores, fragrâncias, ares. Gosto do gosto amargo daquilo que me deixa doce. Gosto de pimentas ( seu cheiro), daquelas que queimam a garganta. Tenho gosto por paladares fortes, e gente também. Sempre caminho para cheiros incomuns, uns que dão vontade de seguir para ver onde dá. Fico indagando cheiros, tentando adivinhar sabores, o que me evoca tal odor.

 

Cheiro livros, comida, roupa. Acho que, por isso, invento abraços e indago o cheiro que as pessoas têm. Gosto de exalar também. Meu homem cheira bem, deslizo no cangote para engolir seu cheiro na minha pele. É metideza querer que o outro exista em mim. Construa seus alicerces em figura semelhante.

 

Dê de olhar por meio das minhas retinas. Ouça o mesmo som que agrada meus tímpanos. Sorria usando minhas, só minhas expressões, e use a gargalhada com meu timbre. Mastigue, com tamanho prazer, a comida que encanta meu estômago.

 

Ah, cheiro traz lembranças de dias comuns e de eventos extraordinários. Amo cheiro de vó, de afeto com café, de impressões mal delineadas, que se resolvem com "nossa, que cheiro". Cada objeto tem seu odor particular, cada ser vivo também. O cheiro é marca, registro identitário pairando no ar, elevando pensamentos a instâncias bem resolvidas e ainda não experimentadas.

 

Mas, cheiro de gente cabe bem. Gente que cheira bom caráter, leveza de alma, que é solar, sem nuvem negra sobre a cabeça. Gosto de cheiro de gente feliz, que adora mostrar os dentes, mesmo que um pouco amarelados, que traz refrescância, tipo propaganda bonita de pasta de dente. Cheiro de gente que se descasca, que reflete, ilumina a chegada e deixa vazio quando parte. E se vier com um bom perfume, então, será extasiante...

 

Mas, cheiro de livro dança nas ideias que chamo de autoria. Livro traz mares e rios, flores que estão amanhecendo, recados de carinho, gritos de dor, carta de amor romântico e discursos.  Alguns são manuais em mandarim, outros traduzidos em língua recém-criada, outros estão em análise. Caso queira, cheiroso leitor, explico tudo, mas dá cá seu livro pra eu cheirar.

 

cheirosensaiosepoesia.blogspot.com.br


Comentários