O chavismo e o lulismo - Jornal Fato
Colunistas

O chavismo e o lulismo


 

Os modelos de governo chavista e lulista têm a mesma ideologia. Para eles, o que interessa é a popularidade, custe o que custar - Ah, mas sempre falando "em nome da democracia". Para conseguir essa popularidade, eles precisam destruir a iniciativa privada, estabelecer o controle estatal dos meios de produção e de comunicação - quantas vezes o PT tentou amordaçar a mídia no Brasil - suprimir qualquer voz que pense o contrário desse populismo às custas dos cofres públicos, tornar a população profundamente dependente do Estado para garantir fidelidade nas eleições - olha o Bolsa Família aí, gente!, e, por fim, impor a submissão dos outros poderes da República, especialmente o Judiciário, ao mandatário - o Supremo Tribunal Federal acabou de fazer o quê? Barrar o impeachment da mandatária.

 

Governos populistas são isso aí. Eles não têm projeto de governo. Eles têm projeto de poder. Só que o Estado não aquenta esse projeto de poder por muito tempo. Uma hora a coisa desanda. É exatamente isso que está acontecendo na Venezuela e no Brasil. O povo não aquenta mais esse modelo ultrapassado de governar.

 

O que os comunistas de plantão ignoram é que a tentativa de substituição do modelo capitalista pelo modelo socialista não vingou. Hugo Chaves, que presidiu a Venezuela entre 1999 e 2013, dizia o seguinte: "Temos de consolidar a transição do modelo capitalista, que está acabando com o mundo, para o modelo socialista, que é a salvação da humanidade".

 

O que ele conseguiu com seu "modelo socialista"? Jogar a Venezuela numa recessão sem precedentes, onde a inflação anual chegou este ano a 220%. A população da Venezuela carece até dos produtos mais básicos de higiene pessoal, como papel higiênico, por exemplo. Esse tipo de governo que é "a salvação da humanidade"?

 

O PT, quando assumiu o poder em 2003, copiou as mesmas políticas que Hugo Chaves implantou na Venezuela em 1999. Aqui no Brasil só foi um pouco diferente por um detalhe: Lula - amigo do peito de Chaves - não conseguiu amordaçar a imprensa, que ainda tem uma boa parte independente. Se ele conseguisse transformar todos os nossos meios de comunicação em "veículos de comunicação do governo", como fez com a Rede Globo e com a Rede Record, com toda certeza já estaria faltando papel higiênico no Brasil também.

 

Porque, o que faz com que a maior parte da população, que não pensa com o estômago, se insurja contra eles, contra esse populismo barato, são exatamente as notícias de seus desmandos. Os dois exemplos que marcaram o fim do PT são o mensalão e petrolão, os maiores esquemas de corrupção que o Brasil já viu.

 

O socialismo pregado por eles é isso: eles roubam os cofres públicos à vontade para enriquecimento próprio e para manter uma base de governo alugada, distribuem migalhas aos miseráveis para que votem neles, e que se dane o restante da população.

 

Agora, precisamos seguir o exemplo dos eleitores da Venezuela, que, mesmo sob ameaças das "forças governistas", foram às urnas e disseram "não" ao chavismo pregado por Nicolás Maduro. Nós precisamos tirar o PT do poder para reorganizarmos a nossa democracia. Ou a gente acaba com o lulismo, ou ele acaba com o Brasil. 


Comentários