Memórias visuais - Jornal Fato
Colunistas

Memórias visuais


Ganhamos diária para hotel em Pedra Azul, um entre tantos hotéis cinco estrelas por lá instalados. O nosso talvez mais requintado do que os demais, por ser mais novo. Nos hotéis, em geral, tem sempre música nos finais de semana e feriados. E ao fazer check-in pedi a senha do wi-fi e perguntei aonde poderíamos dançar, no local ou arredores. Diante da resposta negativa, passei a observar a movimentação dos outros hóspedes, quem sabe alguma programação poderia aparecer.

 

E sentada calmamente na recepção vejo adentrar um grupo de idosos. Ruidosos, alegres, aparentando uns setenta e cinco anos - acreditamos sempre que os outros são mais velhos do que nós, todos com suas senhoras - elas mais atrás, discretas e a maioria arrastando as malas em atitude subserviente, meras coadjuvantes. Supus que fosse uma confraria masculina meio estranha, apesar de não ser comum encontrarmos casais nessa faixa etária expressando arroubos de carinho entre si. O que me levou a ficar observando é que pela euforia da turma imaginei que deveriam ter uma programação para o final de semana, não vieram ali só para dormir, naturalmente. E mais ruidosos ficavam quando chegavam outros companheiros. Seria uma confraria de jogos, ou de degustação de bebidas? Porém nesses grupos as idades costumam variar, já específicamente naquele as estaturas, as barrigas, os cabelos brancos, tudo se assemelhava. Não resisti e perguntei na recepção quem eram e foi-me informado que tratava-se de uma turma que se formou junto e que se encontrava todos os anos. Não vou citar a profissão para que não me considerem preconceituosa.

 

A indelicadeza daqueles homens com suas esposas chamou-me a atenção, principalmente porque dentre eles, um estava com uma mulher bem mais jovem, com certeza de segundas núpcias, esse sim, abraçadinho e sem desviar a atenção da esposa, talvez preocupado com o possível assédio da companheirada. E a minha surpresa maior foi que, por curiosidade, retornei a portaria e pedi que me informassem a idade média daqueles senhores: sessenta e cinco anos! Conclui que tem profissão com nível maior de estresse, que faz as pessoas envelhecerem precocemente e esquecerem sentimentos, como carinho e atenção com suas caras metades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários