Imagem x Palavras - Jornal Fato
Colunistas

Imagem x Palavras


Seria de Confúncio a frase "Uma imagem vale mais que mil palavras". Para o bem e para o mal. Falo isso numa semana em que um vídeo postado por uma pessoa que já tinha todas as informações sobre o assunto viralizou na cidade. No período eleitoral, após a divulgação de pesquisa de intenção de votos em que o candidato Jathir Moreira está à frente nas pesquisas.

 

Amplamente explorado pelos adversários, claro, o vídeo levantou questionamentos. Que seriam saudáveis, não estivessem cercados de interesses pouco nobres, ao que parece. Gostaria, sinceramente, de estar errada. Até mesmo porque, se assessoro Jathir, tenho amigos queridos assessorando candidatos e muitos outros nas redações, e são amizades que quero carregar ao longo da vida. Mas vamos aos fatos.

 

A senhora em questão já havia sido informada há duas semanas sobre os questionamentos que fez pessoalmente, de forma agressiva, num momento em que Jathir saía de um compromisso, na hora do café na Santa Casa.

 

Foi dada a ela a informação, com o número do processo de ação popular movido contra a Prefeitura de Marataízes pedindo o embargo de 20 obras, entre elas o Centro de Tratamento de Toxicômanos (e não CAPS), embora ela não precisasse disso. É interditada, mas inteligente o suficiente para achá-lo, se o interesse fosse realmente esse.

 

Não é uma pessoa desconhecida de Jathir Moreira. Todas as vezes que o encontra, faz o mesmo questionamento e tem a mesma resposta. A empresa foi notificada a paralisar a obra pela Prefeitura, após esta ser notificada pela Justiça no mesmo sentido. Obra e pagamentos estão suspensos desde então.

 

Realmente o problema não é falta de informação.  Tanto que o candidato foi para o lado dela sorrindo (aliás o sorriso amplo é uma de suas características mais marcantes).  Confrontado sobre o mesmo assunto já respondido exaustivamente, teve uma reação humana. Mas o crucificaram, como se fosse um homem sem história, sem serviços prestados a Cachoeiro. É mais importante ajudar a viralizar do que ser justo.

 

Ele teve a melhor reação? Não, com certeza. O fator surpresa o paralisou. E a empresa realmente não é dele. Jathir tem participação na empresa Victaura, mas quem a administra é a esposa. Ele tem outra atividade profissional à qual se dedica há vários anos.  Isso é público e notório.

 

Que coincidência ela estar no mesmo local que Jathir né? Bater na porta da Assistente Social na hora do café e propagar que o candidato atrapalhou o atendimento ao público, como se o seu candidato (sim, claro que ela tem um) não tivesse agenda em empresas e instituições.

 

Sou daquelas que ainda tem dificuldade de acreditar que interesses políticos, financeiros e outros menos confessáveis estejam acima dos relacionamentos pessoais e familiares, da fé propagada dos púlpitos. Das amizades construídas ao longo da vida.

 

Opções políticas são normais. Mas existe vida além de dois de outubro.  Finalizada a apuração, ficará pedra sobre pedra, quando se quer um Cachoeiro melhor? Respeito é bom. Muito bom. E deveria fazer parte de todos os programas de governo. Ser prioridade absoluta.

 

Pena que seja relegado a planos inferiores nesse período de grandes paixões irracionais, em que se externa, muitas vezes, o que o ser humano tem de pior. O que é uma pena. Lamento profundamente, de verdade.

 


Comentários