Enxerida - Jornal Fato
Colunistas

Enxerida


Enxerida era o nome que me davam, na infância, quando tentava me meter onde não era chamada. Reconheço que não houve mudança de status, e vamos aos fatos.

 

Achei pertinente a ideia da Prefeitura plantar árvores pela cidade, é necessário diminuir seu calor infernal. Me satisfaz vê-las na Capitão Deslandes e Linha Vermelha, e penso que poderiam plantar centenas delas, por toda cidade, desde que não prejudicassem a acessibilidade.  Preocupa-me constatar que existem pessoas ainda capazes de não alcançar o quanto elas vão beneficiar a nossa vida, e quebram ou matam as mudas, atitude de povo bárbaro, sem nenhuma noção. Como sou enxerida, sugiro que em cada árvore poderia ter uma placa enaltecendo o seu valor, quem sabe assim sensibilizaria a se ter respeito e carinho pela natureza? Em frente da Matriz Velha o resultado foi positivo.

 

Outro fato aterrador. Há alguns dias passei pela avenida Carlos Lindemberg, que marginaliza o rio Itapemirim, no Bairro Rubem Braga. Assustei-me com a quantidade de lixo, detritos de obras, móveis velhos que são atirados à margem da rodovia, e que possivelmente serão carregados pelo rio em caso de enchente. Tem até um cemitério de carros! Situação idêntica na rodovia que segue para Monte Líbano. Informaram-me, e acredito, que a Prefeitura faz a limpeza e que alguns dias depois a situação continua idêntica. Como continuo enxerida, sugiro colocar placas em todo a avenida, comunicando que é proibido jogar lixo e que está sujeito a multa, e designar um fiscal da Prefeitura, de moto, todos os dias para rodar pelo local em horários diversificados. Efazer parcerias com a Secretaria de Educação, Associação de Moradores e igrejas, para um trabalho de conscientização em conjunto.

 

Cidade limpa, bem arborizada, são objetivos a serem alcançados pela administração. A ideia de se plantar flores nos lixões têm dado resultado, como tenho observado nos bairros Zumbi e São Geraldo. Na subida do nosso morro havia um lixão que conseguimos exterminar, transformando-o num lindo jardim.  Como gostaria de ver a nossa cidade limpa e repleta de árvores!

 

 


Comentários