Desafio da Maternidade - Jornal Fato
Colunistas

Desafio da Maternidade


Ter o perfil do Facebook bloqueado não é nada diante das agruras da fase de resguardo. O pós-parto não é exatamente fácil, como a Juliana Reis fez questão de mostrar ao recusar-se a participar do "Desafio da Maternidade, em que as mães postam fotos felizes ao lado dos filhos".

 

Confesso que não atiraria a primeira, nem a última pedra. O pós-parto não foi fácil para mim também. Mas só confessava isso sozinha, no escuro e de portas fechadas, para não contrariar aos que apontavam a maternidade como a oitava maravilha do mundo.

 

É bom que fique claro: ser mãe foi uma experiência que mudou para sempre a minha vida. Não é disso que estamos tratando aqui.

 

Mas as dores, o bico do peito sangrando a cada tentativa de amamentar e as noites insones não são exatamente a fase mais fácil da vida.

 

Enfrentar os "pitaqueiros" de plantão fazendo questão de mostrar o quanto somos despreparadas para sermos mãe também não foi agradável. No meu caso tinha total suporte do meu marido, o que tornou as coisas um pouco mais fáceis.

 

Mas ouvir a criança aos berros à meia-noite, se contorcendo de cólicas, sem que nada fosse capaz de acalentá-la, era desesperador. Quando finalmente dormia, tinha medo de respirar, acordá-la e não saber mais uma vez o que fazer.

 

A única com quem compartilhava tal experiência era minha amiga Célia Ferreira, que tem uma filha poucos dias mais velha que minha segunda filha.

 

E chegávamos à conclusão: "é amiga, não somos normais. Que ninguém nos ouça dizer que o pós-parto não é exatamente a maravilha que querem nos fazer crer, ou seremos linchadas em praça pública".

 

Hoje minhas filhas cresceram. Minha vida realmente nunca mais foi a mesma. Tenho amor, orgulho, esperança e expectativas de que tenham mais oportunidades, sejam mais felizes que eu e participem das boas mudanças que podem acontecer no país e no mundo.

 

Se há glamour na maternidade, para mim não esteve exatamente no pós-parto. Pena que essa verdade, dita pela Juliana Reis no seu perfil no Facebook, tenha incomodado tanto as pessoas ao ponto de pedirem a desativação da sua conta.

 

A verdade às vezes choca. Mas tem horas em que realmente é preciso tirar a capa de heroína.

 


Comentários