Depressão - Jornal Fato
Colunistas

Depressão


Uma mulher jogou-se da ponte em frente a rua Pedro Dias, em Cachoeiro, em plena madrugada, há meses atrás. Ela é moradora de rua, segundo as pessoas que moram na vizinhança.

 

Foi a maior confusão, pois lá estavam o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Guarda Municipal. O pior é que ao chegar na ponte e como a mulher já tinha se jogado no rio, e um bote salva vidas já estava se aproximando, um soldado do Corpo de Bombeiros, muito afoito, jogou-se da ponte, sem descer pelas cordas, nem nada. Ao ver aquilo, o tenente retrucou. Quem foi o imbecil que fez isto e o cabo respondeu que foi o soldado José. Só podia ser este idiota mesmo. Agora em vez de uma pessoa, temos de salvar duas. Ao resgatá-lo prendam-no e o coloquem na cadeia.

 

Num outro suicídio, ocorrido há um mês atrás, uma mulher na mesma ponte, também jogou-se no rio, e tinha dois homens tentando dissuadi-la a fazer isto. Quando se distraíram a mulher jogou-se. Eles arranjaram um bote e a salvaram, e o que entrou no rio, ficou com as pernas presas nas pedras e foi salvo pelo Corpo de Bombeiros.

 

Sugiro que as pessoas, se perceberem que tem alguém tentando matar-se, liguem logo para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, para que venham o mais rápido possível e tentem imobilizar a pessoa, porque se nos distrairmos, ela se joga mesmo, no rio, na frente de um carro, o que pode ser fatal.

 

Angústia permanente, ansiedade imotivada, fadiga, ausência de prazer, sensação de desamparo e vazio, indecisão, perturbação na vida amorosa/erótica, visão 'cinzenta' do mundo em si, insônia, sensação de menos valia, ou existência vazia e fracassada, são frequentemente, diagnosticadas como 'deprimidas'.

 

O desequilíbrio químico, nos neurotransmissores- como a serotonina, noradopamina e dopamina, substâncias que transmitem os impulsos nervosos de célula em célula, alterações químicas no cérebro, portanto é o que caracteriza a depressão como um distúrbio mental.

 

Vivemos numa sociedade muito materialista e as pessoas entram em depressão, por razões muito simples, como por exemplo, se não se sentem engajadas na sociedade, se não tiverem sucesso nos seus empreendimentos, família, etc...

 

As crianças podem entrar em depressão no caso da separação dos pais, se não tiverem o apoio de ambos.

 

Até os animais ficam deprimidos, se não tiverem carinho, apoio dos seus donos.

 

A internet hoje sido um grande vilão da depressão, pois ao invés da pessoa viver plenamente no mundo real, buscam principalmente os tímidos, inseguros a realização no mundo virtual e podem acabar ficado mais doentes ainda.

 

As pessoas então com um quadro depressivo, precisam de atendimento médico psiquiátrico e psicológico, e serem estimuladas a fazer exercícios, cursos, atividades prazeirosas e que goste de fazer.


Comentários