Como perder cliente - Jornal Fato
Colunistas

Como perder cliente


Contrariando as instruções dos promotores de negócios, exemplifico narrando um fato de quem usou de toda estratégia para perder cliente. Aconteceu comigo. Moro há muitos anos na mesma casa e de vez em quando necessito contratar profissionais autônomos, tais como bombeiros, eletricistas, jardineiros, pintores, entre outros.  E salvo alguma emergência, planejo com antecedência os serviços.

 

No ano passado comuniquei a um profissional, que já me atendera em outras ocasiões, que neste ano, quando voltasse da praia, iria necessitar de sua mão de obra. Um excelente profissional, que cobra bem pelo trabalho e que merece o pagamento, mas que comete alguns deslizes.  Ele sempre exagera nas condições do que precisa ser realizado, talvez com o objetivo de abrir margem para a valorização do mesmo - o que já me causa agonia, e o de nunca ter disponibilidade. Gosto que trabalhem sem estardalhaço, e cobrem o que considerem justo, se não concordar eu vou argumentar e pronto. Afinal, detesto drama.

 

Voltando ao fato, quando retornei da praia liguei para o profissional e pedi que viesse até nossa casa para analisar e orçar o serviço. Ele me informou que estava muito ocupado e que não poderia ir naqueles dias. Insisti para saber a data e pediu-me que ligasse depois de algumas semanas. Já não gostei. Passaram-se duas semanas e liguei novamente. E o profissional informou-me que estava sobrecarregado e que veria um dia em que poderia me atender. Insisti novamente para saber quando e evasivamente ele não soube informar, inclusive afirmou que o meu trabalho era muito complicado, que iria demorar muito. Já aporrinhada eu perguntei se podia indicar-me outro profissional e respondeu-me que não sabia.

 

Naquele momento eu decidi que iria solucionar de outra forma. Chamei um profissional amigo, não tão capaz mas repleto de boa vontade, entrei junto na evolução do trabalho e em uma semana estava pronto. Como tem um capetinha, que de vez em quando se manifesta em mim, liguei para o profissional anterior, comuniquei que o serviço estava sendo realizado e que eu estava muito satisfeita.  Aí então, ele se ofereceu para orientar. Agradeci, informei não ser mais preciso e fiquei feliz da vida!   

 

 


Comentários