As boas coisas da vida - Jornal Fato
Colunistas

As boas coisas da vida


Essa semana foi meu aniversário. Nestas datas, sou levada a ficar excessivamente emotiva e reflexiva. Parafraseando o cronista Rubem Braga, cuja obra tem esse título, tento ressaltar as boas coisas da minha vida. E são tantas!  A começar pela oportunidade de simplesmente estar teclando neste momento.  Com saúde, paz de espírito, alegria, gratidão a Deus e às pessoas que fazem sentido na minha vida.

 

Trabalhar em um hospital de alta complexidade de referência em oncologia me faz contemplar  as boas coisas da  vida a cada momento em que me deparo com uma mulher, seja senhora ou jovem , com um lenço na cabeça. Ao sentir na pele, a dor das sondas nas narinas das faces pálidas de alguns pacientes, ou de uma criança com pouco mais de 500 gramas no leito da UTI Neonatal, todos lutando pela vida. Essas cenas me fazem sentir o quanto sou abençoada por Deus, e por Ele permitir que a cada amanhecer eu cumpra a minha missão.

 

"As boas coisas da vida" é ter sobretudo um Deus que me protege e me ama e a quem sou temente. Ter uma família que me respeita. Uma mãe absolutamente apaixonada por mim. A Maria Augusta que é a minha vida! Um marido que me dá colo nas piores horas e que ri exageradamente comigo como se fossemos duas crianças. Pois é, podem acreditar. Celso também dá gargalhadas. Ter dois filhos maravilhosos, entre eles uma que mesmo não tendo sido gerada em meu ventre, é minha cópia.  Pelos meus queridos amigos.

 

"As boas coisas da vida" que fazem parte da minha memória é ter sido criada num ambiente onde as crianças aprendiam a ter respeito e generosidade com o ser humano.

 

Recordando a infância, nesta semana, caminhando com Celso na Beira Rio lembrei das enchentes históricas que Cachoeiro viveu na década de 70. Quem morava por ali, como nós, tinha medo de olhar para o céu quando anunciava chuva. Quantas vezes, saíamos às pressas com a água já atingindo um metro na parede.

 

Não nos faltava teto, porque quem compartilha o bem colhe o bem. "As boas coisas da vida" é a solidariedade de homem com o seu próximo. Simples assim!


Comentários