A trajetória de um agricultor laborioso - Jornal Fato
Colunistas

A trajetória de um agricultor laborioso


Ao passar dos anos, tudo ao nosso redor foi evoluindo. A tecnologia foi aprimorada. Os métodos de trabalho ficaram mais modernos. Mas algo que não mudou muito foram os agricultores que, desde muito tempo, retiravam da terra o seu sustento. É fato que as maneiras de realizar essa tarefa mudaram, mas a essência desse trabalhador nunca mudou.

 

A agricultura é um processo bem antigo realizado pelo homem, desde bem antes dos índios ela já existia. Ela convive com o homem durante anos, mas algo que não mudou é a sua essência. Esses trabalhadores sempre lutaram para seu o sustento. Cuidaram da terra. E, graças a eles, que não vivemos em um mundo deserto, apenas com árvores que, muitas vezes, não dão frutos. Seu suor e sangue são depositados em sua colheita. São seres que têm a mente sempre alerta aos perigos da roça, um espírito de ouro para sempre aguentar o sol, e um coração bom, usado para ver o bem onde não tem, já foi dito que a melhor alegria deles é ver que seu esforço e trabalho valeram a pena, algo que muitas vezes não acontece.

 

Décadas, séculos e até milênios se passaram, e a terra não ficou melhor. Ela foi piorando, ficando mais árida, e, pela poluição, o trabalho dos agricultores está mais dificultado, e, para piorar, muitas vezes não têm o apoio que precisam, e ainda são humilhados e desvalorizados, será mesmo que esse povo merece esse tipo de vida? A resposta é não. Muitos vivem a vida inteira no campo e não trabalham apenas pelo dinheiro e sim pelo amor. Põem sua alegria e tristeza na terra, até que pela má condição de trabalho abandonam o campo, deixam seu sonho de lado e migram para a cidade, causando o êxodo rural. E, como muitos não são alfabetizados, ficam sem emprego. E o número de desempregados aumenta. Com isso, eu pergunto: não seria mais fácil ajudar esses homens e mulheres a continuarem no campo?

 

Os prêmios do Brasil como o maior exportador de café do mundo vieram em vão? A grande quantidade de renda obtida por isso não dá para ajudar os agricultores em projetos e valorização do seu trabalho? Não estou aqui para falar que tudo é culpa dos políticos, pois os agricultores precisam se juntar e procurar os seus direitos e compreender os seus deveres. As pessoas acham que tudo em nosso país está perdido. Eu não acho isso, porque todos os problemas têm solução, mesmo que demore décadas, séculos e milênios.

 

Então, eles merecem acordar e não ver uma nuvem negra cercando seus corações e uma intensa vontade de abandonar tudo. O mundo está crítico. As pessoas chegam perto de acabar com tudo se jogando do precipício, um destino que ninguém merece. Eu, como toda população, só tenho que agradecer os seus serviços para com esse país. Vocês são a raiz dessa nação e cuidam dela, e um dia vocês vão acordar e um sol não muito quente vai surgir mostrando que a verdade e a justiça vão reinar.

 

Parabéns a todos os agricultores! 

 

28 de julho comemora-se o dia do Agricultor

 

 

 


Comentários