A magia das Festas Juninas - Jornal Fato
Colunistas

A magia das Festas Juninas


As Festas Caipiras me cativam por vários motivos: são simplórias, podem ser comemoradas em qualquer lugar - escolas, residências, ruas, pátios de igrejas ou clubes. A música é alegre e dançante, ao pares se formam naturalmente e até com pessoas do mesmo sexo. As roupas são baratas ou adaptáveis - vestidos de chita e remendos nas calças, chapéu de palha, flores ou laços nos cabelos e os caipiras estão prontos. A decoração é simples e singela - flores de papel, bandeirinhas, bambus e balões de papel colorido. O grandes balões foram proibidos por conta dos incêndios que causavam, mas não fazem falta. Os foguetes são alegres e coloridos e a fogueira completa a montagem do ambiente.

 

O cardápio é o ponto alto da festa. Adoro tudo o que é servido - canjicão, arroz doce, pela-égua, papa, pamonha, bolo de milho, broa, pé de moleque, paçoca, suspiro, Maria mole, angu baiano, milho cozido ou assado na fogueira, cuscuz, amendoim torrado, batata doce assada, cocada, cajuzinho e outras delícias mais. As bebidas que acompanham são o quentão ou o vinho quente. Já organizei muitas Festas Juninas em nossa casa e atualmente as promovo na Vila Aconchego.

 

O forró rola solto e a Quadrilha é o ponto alto da festa. Em algumas delas ainda se comemora um casamento forçado, em geral com a noiva grávida, porém nos tempos atuais esse fato é tão corriqueiro que até perdeu a graça. E a Quadrilha? Adoro dançar, e também marcar - Anavantu, Amarriê, Balancê, Tu, e os demais comandos dos passos, que vieram do francês. As danças de quadrilha são originárias da França, e as palavras foram aportuguesados à moda dos caipiras do interior. E fica melhor ainda quando se dança sem ensaiar, embaralhando o Atravessê e o Trancê. Na Vila Aconchego acontece o inusitado, todos dançam - até os cadeirantes em pares com familiares ou cuidadores. É um prazer enorme ver a alegria estampada no rosto dos idosos que atravessam o tunel e finalizam no caminho da roça aos gritos e gargalhadas. Como não gostar de uma festa tão alegre e democrática? Impossível. Olha a chuva! É mentira! Olha a cobra no caminho! É mentira! Arrevoá ou au revoir?  


Comentários