Vídeo: Bebê engasgado é salvo no quartel dos bombeiros em Anchieta - Jornal Fato
Cidades

Vídeo: Bebê engasgado é salvo no quartel dos bombeiros em Anchieta

A mãe identificou rapidamente que o filho apresentava alguma dificuldade na respiração e foi correndo em direção ao atendimento no quartel


- Foto: Reprodução.

Um bebê, de apenas um mês de vida, estava engasgado quando a mãe, desesperada, chegou com ele no quartel do Corpo de Bombeiros em Anchieta, onde foi salvo pelo cabo Backer. O caso aconteceu no último sábado (12).

Segundo informações dos bombeiros, a mãe estava com o seu filho no ponto de ônibus, próximo ao quartel em que buscou socorro. Ela foi capaz de identificar rapidamente que o filho apresentava alguma dificuldade na respiração e foi correndo em direção ao atendimento no quartel. Imediatamente cb Backer realizou as manobras indicadas nestes casos e o bebê voltou a respirar (vídeo abaixo).

 

"É sensação de dever cumprido. Satisfação mesmo. É agradecer a Deus por ter discernimento ali, de ter calma e botar o que foi aprendido, no decorrer da sua careira, em prática. Ser eficiente, é muito bom. Saber que a gente está ali para ajudar, capaz. E olhar no semblante de uma mãe e enxergar gratidão é a melhor recompensa", relatou o bombeiro responsável pelo salvamento.

O Corpo de Bombeiros destaca que ocorrências desta natureza são comuns em bebês em fase de amamentação e principalmente em crianças abaixo de três anos. No caso de bebês lactentes, é mais comum que a obstrução das vias aéreas ocorra em razão do leite no momento em que está se alimentando, já no caso das crianças maiores, o cuidado tem que ser ainda maior, porque a obstrução de vias aéreas pode ocorrer por objeto sólido: uma bolinha, um pedaço de plástico, ou até mesmo uma pilha.

É importante que ter cuidado quanto a prevenção deste tipo de acidente. A orientação para as crianças de até três anos de idade é que tenham acesso a brinquedos que possuam a certificação do INMETRO além de deixar longe do alcance dessas crianças os objetos que sirvam para limpeza ou decoração da casa.

Já quanto aos lactentes, o ideal é procurar auxilio profissional para identificar e tratar fatores predisponentes que possam desencadear a obstrução das vias aéreas durante ou logo após a amamentação, um exemplo é o refluxo.

Todos os quartéis operacionais do corpo de bombeiros funcionam com o atendimento 24 horas para casos de ocorrências, sendo possível realizar atendimentos a qualquer horário do dia ou da noite no próprio quartel, caso o paciente chegue em situação de emergência.

Nos casos de obstrução de vias aéreas o incidente pode evoluir em poucos minutos e é por este motivo que, segundo os bombeiros, os pilares mais importantes são a prevenção e o conhecimento sobre o assunto.

Em razão da necessidade de orientar a população da melhor maneira possível, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) disponibiliza em seu canal oficial no Youtube vários vídeos com informativos e orientações remotas de como agir em casos de acidente.

O vídeo com informações sobre com proceder em casos de crianças engasgadas pode ser visto no canal BOMBEIRON.  
 

Comentários

VEJA TAMBÉM...