Vídeo: 700 Kg irregulares de peixes para merenda são devolvidos em Guaçuí - Jornal Fato
Cidades

Vídeo: 700 Kg irregulares de peixes para merenda são devolvidos em Guaçuí

Dos 700 Kg de filé de Tilápia comprados pela Prefeitura, 280 Kg era composto por água, que foi retirada das embalagens após descongeladas.


- Foto: Reprodução/ Instagram Marcos Jauhar.

A Prefeitura de Guaçuí adquiriu 700 Kg de filé de Tilápia para compor a merenda escolar do jardim de infância "Zélia Vianna de Aguiar", mas durante fiscalização do prefeito, Marcos Luiz Jahuar, nesta terça-feira (4), foi constatado que apenas 420 Kg foram entregues. O restante do peso (280 Kg) era composto por água, que foi retirada das embalagens após descongeladas. As embalagens também estavam fora dos padrões exigidos.

Jauhar divulgou um vídeo em suas redes sociais onde expõe a situação, mostrando o processo de pesagem, acompanhado da nutricionista Maria e da merendeira, Adriana. No vídeo, um pacote de 1kg foi descongelado e após a retirada da água contida na embalagem foi pesado novamente, desta vez, constando apenas 0,600 Kg. Assista abaixo:

 

O prefeito explicou que o peixe entregue não atendia as especificações contidas na nota fiscal, por esse motivo, solicitou a troca do produto. "Estamos devolvendo esse peixe. Porque esse peixe não serve para os nossos alunos do município de Guaçuí", declarou Jauhar.

Além do peso alterado, as embalagens de peixes não apresentavam informações obrigatórias sobre o produto, estando ausentes o SIF (Selo de Inspeção Federal) ou SIE (Selo de Inspeção Estadual, marca e endereço do fabricante. A embalagem também deveria estar a vácuo.

O produto será recolhido e uma nova carga de peixes será entregue ao município, desta vez, com as especificações corretas. De acordo com o município, a empresa responsável pelo produto se comprometeu em realizar a troca até a próxima segunda-feira (10).

Conforme a Instrução Normativa 31 (IN), do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), é limitada a 12% a aplicação de água, com ou sem aditivos (previstos em legislação), sobre a superfície do peixe. Essa prática conhecida como glaciamento ou congelamento visa evitar a oxidação e a desidratação. Vale destacar que a adição de água deve ser descontada no peso líquido informado ao consumidor.

Comentários