SAAE de Vargem Alta: Bandes emite nota desmentindo rumores sobre privatização - Jornal Fato
Cidades

SAAE de Vargem Alta: Bandes emite nota desmentindo rumores sobre privatização

Banco de Desenvolvimento do ES detalha vantagens de parcerias público-privadas para população; projeto sobre o tema encaminhado pela Prefeitura a vereadores deve começar a ser analisado terça


- Divulgação

A Prefeitura de Vargem Alta esclarece que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) local não será privatizado, "ao contrário de uma fake news que circula no município". Os rumores, segundo o Poder Executivo, tiveram início ontem. E aparentemente surgiram devido a uma má interpretação do Projeto de Lei nº 36/2023, sobre parcerias público-privadas (PPP's), encaminhado recentemente à Câmara Municipal de Vargem Alta.

Para elucidar o assunto, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) emitiu nota técnica explicando detalhadamente o que são parcerias público-privadas (PPP's) e como estas "promovem melhorias nos serviços públicos prestados à população".

A matéria ainda não foi analisada pelos vereadores. O texto deve começar a passar pelas comissões da Casa de Leis a partir de terça-feira. Para que, depois, o processo de votação seja marcado, informa a Câmara Municipal.

"É importante ressaltar que essa iniciativa não se trata de privatização, mas sim de uma atualização da legislação em vigor", frisa o Bandes.

O Projeto de Lei nº 36/2023, atesta o banco de desenvolvimento capixaba, tem como objetivo principal modernizar a legislação municipal de acordo com as leis federais vigentes. "Ele institui um programa de parcerias público-privadas, que visa oferecer ao município oportunidades para realizar contratações altamente eficientes em áreas de seu interesse".

Sobre rumores de que as tarifas aumentariam, o Bandes ilustra que uma parceria público-privada "avança somente após apresentar comprovação de viabilidade em diversas áreas, incluindo aspectos econômicos, jurídicos, técnicos e ambientais, garantindo a sustentabilidade financeira e revertendo benefícios amplos para os cidadãos".

Quanto à transparência, o banco de desenvolvimento explica que há etapa de consulta pública, que ocorre "exclusivamente subsequentemente à realização de análises de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental. Essas análises formam a base para a celebração de uma parceria público-privada".

Importante destacar, lembra o Bandes, que o município não está atualmente desenvolvendo propostas relacionadas à infraestrutura de água e esgoto. "Dessa forma, não existem estudos em andamento nesse âmbito, o que torna inapropriada qualquer menção à falta de consulta pública".

O Bandes se coloca à disposição "para elucidar quaisquer dúvidas a respeito de qualquer indivíduo interessado em relação ao PL de Vargem Alta 36/2023".

E conclui: "Paralelamente, enfatizamos nosso compromisso com a precisão das informações, defendendo a transparência em benefício do progresso dos municípios capixabas".

Comentários