Presidente Kennedy terá 90% de água e esgoto tratado até o final de 2024 - Jornal Fato
Cidades

Presidente Kennedy terá 90% de água e esgoto tratado até o final de 2024

secretário Luís Fernando Busato Barros, destacou que irá realizar obras de micro e a macrodrenagem, esgotamento sanitário e a estação de tratamento de esgoto.


Presidente Kennedy está realizando um pacote de obras visando levar melhoria na saúde e na qualidade de vida para a cidade e para as comunidades do balneário. Até o final de 2024, o prefeito Dorlei Fontão afirmou que as comunidades terão 90% e a Sede 100% de esgoto tratado.

Em conversa com a equipe de jornalismo do FATO, o secretário de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Luís Fernando Busato Barros, destacou que o município irá realizar obras de micro e a macrodrenagem, esgotamento sanitário e a estação de tratamento de esgoto da Sede e das comunidades. As obras estão em processo de licitação, e terão início imediato logo termine o procedimento.

Luís Fernando explica que em Presidente Kennedy, neste momento, existe uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na Praia das Neves, cuja vazão é de 6 L/segundo que abastece precariamente as comunidades de Praia das Neves e Marobá. O tratamento é convencional, ou seja, ocorre o processo de floculação, decantação, filtração e desinfecção.

Porém esta realidade está prestes a mudar, pois atualmente está sendo construída uma nova ETA na mesma localidade, cuja vazão será de 20 L/segundo, também convencional porém automatizada, onde irá atender as comunidades de Praia das Neves, Marobá, Campo Novo, Criador, Tabua, Santo Eduardo, Jaqueira e Areinha.

"Com a construção desta nova ETA da Praia das Neves, que será inaugurada no início deste segundo semestre, nós iremos acabar com a necessidade atual de abastecimento de água com carros pipas nessas comunidades. A administração atual está quitando esse passivo com os moradores", destaca o secretário.

 

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Em relação a Estação Tratamento de Esgoto (ETE), já está em operação a ETE da comunidade de São Paulo, que consiste em uma estação de vazão 2,5 L/segundo, cujo reator é o UASB, uma das técnicas mais eficácias existentes no mercado nesta área.

Já está na Comissão Permanente de Licitação (CPL) mais dois processos para novas contratações de macro e microdrenagem, esgotamento sanitário e ETE da sede de Presidente Kennedy - que com essa obra em operação irá tratar 100% dos Esgotos da sede. Além de nove ETE's no interior do município nas comunidades de Santo Eduardo, Jaqueira / Areinha, Praia das Neves, Maroba, Boa Esperança, Mineirinho, São Salvador, Campo Novo e Santa Lúcia.

"Logo após o tratamento, o esgoto sai com turbidez e cor de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação e vai para o corpo hídrico próximo. São obras muito esperadas pelos nossos munícipes, irão gerar um volume expressivo de emprego para nossa população e renda para Kennedy", afirma Luis Fernando.

Visando operar as 10 ETE's, bem como uma ETA, que já está sendo construída, ainda, uma ETE da comunidade de São Paulo. A Prefeitura encaminhou para a CPL um processo para contratação de uma empresa especializada para operar todas as ETE's e a ETA.

"As 11 ETE's, bem como a ETA representam mais saúde para nossa população, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente. Kennedy recebe royalties há 23 anos, e essas obras poderiam/deveriam ter sido executadas. Quando assumimos a administração em 2019, encontramos paralisada a contratação dos projetos dessas ETE's e da ETA, colocamos imediatamente para andar, esses projetos ficaram prontos no final de 2022, assim, estamos nesse momento com uma ETE pronta, a ETA de Praia das Neves em execução, e as demais ETE's sendo licitadas", conclui Luis Fernando.

 

por Guilherme Gomes

Comentários