PMCI cria comitê para reforçar prevenção de violência em escolas cachoeirenses - Jornal Fato
Cidades

PMCI cria comitê para reforçar prevenção de violência em escolas cachoeirenses

Prefeitura anuncia que investe na aquisição de mais câmeras de videomonitoramento para escolas municipais, posicionadas em pontos estratégicos, como salas de aula, corredores, pátio e portões de acesso


- Márcia Leal/PMCI

Em continuidade às ações com foco na segurança das unidades de ensino do município, a Prefeitura de Cachoeiro instituiu ontem (24), pelo Decreto Nº 33.122, um comitê para discussão e elaboração de estratégias voltadas para prevenir e coibir quaisquer tipos de violência no ambiente escolar.

Formado por diferentes setores da gestão municipal e conselheiros tutelares, a delegação tem como principal missão analisar a atual situação relacionada à violência nas escolas, com o intuito de coletar dados, estatísticas e relatórios sobre o tema.

A partir dessas informações, serão elaboradas políticas públicas e estratégias específicas. A gestão municipal, por exemplo, anuncia que investe na aquisição de mais câmeras de videomonitoramento para as escolas municipais, posicionadas em pontos estratégicos, como salas de aula, corredores, pátio e portões de acesso.

Em 2023, a Prefeitura de Cachoeiro garante que já concretizou outras ações de combate à violência nas escolas, com a realização de capacitações para servidores e o remanejamento na escala de agentes da Guarda Civil Municipal, ampliando seu efetivo para atender às unidades de ensino.

 

Comitê

Com abordagem multidisciplinar, envolvendo agentes públicos das áreas de educação, saúde, segurança e assistência social, o comitê também atuará para garantir suporte adequado às vítimas de violência nas escolas, oferecendo-lhes serviços de aconselhamento e de encaminhamento para profissionais especializados. Serão disponibilizados, para essas pessoas, canais de denúncia seguros e confidenciais, além de estratégias de intervenção e de resolução de conflitos.

"A educação é uma responsabilidade compartilhada. É fundamental que trabalhemos, em conjunto, para garantir a segurança e o bem-estar de nossos alunos e servidores. Com a formação desse comitê, teremos uma abordagem estratégica e coordenada para enfrentar a violência nas escolas e promover um ambiente de aprendizado saudável e seguro", destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

"Estamos comprometidos em oferecer um ambiente seguro e positivo para nossos alunos e professores. Com a cooperação de todos os envolvidos, tenho certeza de que poderemos implementar políticas eficazes que farão a diferença em nossas escolas", expressa o prefeito Victor Coelho.

 

Comentários