Munizfreirense cria primeiro canal automotivo capixaba no YouTube - Jornal Fato
Cidades

Munizfreirense cria primeiro canal automotivo capixaba no YouTube

O Autoclássicos é um canal onde traz a produção de web documentários que retratam curiosas histórias e informações detalhadas sobre automobilismo.


Dizem que os brasileiros são apaixonados por carros, esta afirmação pode não ser uma unanimidade, mas os que realmente tem esta paixão, deixam claro para todos o quanto gosta de automóveis. Foi esse amor que fez com que o munizfreirense, José Pereira de Matos Júnior - José Junior -, 34 anos, criasse o primeiro canal automotivo capixaba no YouTube.

Inspirado no Canal Elementar, o Autoclássicos é um canal onde traz a produção de web documentários que retratam curiosas histórias e informações detalhadas, porém com linguagem simplificada, para que o público possa conhecer um pouco mais sobre a herança automobilística e automobilista do Brasil.

"É um sonho antigo de falar sobre automóveis, motocicletas e veículos de competição clássicos, inspirado no canal do grande Tales Passos, decidi contar as histórias dos veículos, fábricas, equipes e pilotos de Fórmula 1", explica José Junior.

Hoje morando em Marataízes, o editor de vídeos, destaca que a vontade de falar sobre carros é um desejo antigo, pois seu pai era mecânico e amante de carros, por isso, desde pequeno José Junior sempre foi apaixonado pelos automóveis, motocicletas e também por Formula 1. Para se posicionar no meio digital, decidiu criar o Autoclássicos.

"A Ideia é fazer disto minha profissão, utilizando os conhecimentos que adquiri em edição de vídeos, roteiros e posicionamento de marca na internet, juntando o adquirido durante a vida, em intermináveis pesquisas, decidi que esse seria o nicho para o qual eu iria distribuir toda essa informação acumulada, e claro, sempre adquirindo ainda mais conhecimento com as minhas sempre intermináveis pesquisas", afirma.

 

Início

No ar desde de julho deste ano, há aproximadamente cinco meses, o canal conta atualmente com cerca de 1.100 inscritos, 83 mil visualizações, e como o YouTube não entrega a quantidade de likes no geral, José Junior diz que são 5.500 horas assistidas até o momento.

Dentre os episódios, o último dos seis vídeos contando a história da Equipe Brasileira de F1 a Copersucar Fittipaldi, é o mais acessado e conta com 15 mil e 300 visualizações. Mas, não foi fácil chegar ao resultado final e para que o sonho saísse do papel, José Junior teve que batalhar muito e contar com o apoio dos amigos, que acreditaram no projeto.

"Eu tinha apenas um notebook e muita vontade, com a ajuda de amigos eu consegui placa de som, microfone e iluminador. Tive que aprender a roteirizar, narrar e administrar o canal, que envolve o branding da marca, o posicionamento, na busca de tornar o canal interessante. Foi um desafio mental, ainda mais em um tempo de grandes dificuldades no âmbito pessoal. Presto minha gratidão aos amigos Amanda, Carla, Alex, Gustavo, Marlon e Bianca que foram fundamentais no início do canal, por todo seu apoio e amizade", relembra.

 

Expectativa para 2023

Como todo ano que se inicia, a expectativa para o Autoclássicos é grande, pois uma vez monetizado, a projeção é de crescimento constante e orgânico, como tem sido até o atual momento. Outra novidade é que o criador pretende aparecer nos vídeos, além da criação de uma linha de produtos e outras surpresas para 2023.

"Até o momento, eu não apareço nos vídeos, apenas a minha voz, no próximo ano eu vou aparecer nos episódios, também teremos produtos relacionados ao canal, como bonés, adesivos e camisetas, além do clube de membros com conteúdo exclusivo. Temos mais algumas surpresas, mas fica o convite para que acompanhem o trabalho e descubram as surpresas do primeiro canal capixaba automotivo", finaliza.

 

por Guilherme Gomes

 

 

 

 

Comentários