Marataízes sediará 1º primeiro Manifesto Pela Diversidade Sul Capixaba - Jornal Fato
Cidades

Marataízes sediará 1º primeiro Manifesto Pela Diversidade Sul Capixaba

O evento acontece no próximo dia 24, durante a 2ª Semana +Visibilidade +Orgulho.


- Foto: Pixabay.

No mês mundial do orgulho LGBTQIAPN+, a 2ª Semana +Visibilidade +Orgulho, traz este ano para Marataízes, o primeiro Manifesto Pela Diversidade Sul Capixaba, formado por três eixos; Ações Formativas, Caminhada da Diversidade Pela Vida e o Festival LacrAção. A programação acontece no próximo dia 24 de junho.

A organização do evento explica que, na parte da manhã, as ações formativas, oferecerão palestras e workshops, gratuitos, que serão mediadas a partir de 8h, na sede da Casa Roxa (R. Simões, nº55).

Na parte da tarde, o segundo eixo do manifesto, a Caminhada da Diversidade Pela Vida, está prevista para iniciar às 16h, no mirante da Praia da Cruz. O trajeto será de 1 quilômetro, finalizando em frente ao palco de atrações do evento, na beira mar da Av. Atlântica (Cidade Nova). E ao anoitecer, a partir das 18h, acontece o Festival LacrAção, com diversas apresentações artísticas no palco de atrações.

O projeto irá emitir certificado para os participantes das ações formativas. Para os participantes da caminhada, haverá distribuição de brindes e sorteios, com camisas e canecas do orgulho. Durante a noite, no festival com diversas atrações, personalidades da comunidade também serão homenageadas.

Guilherme Nascimento, fundador da Casa Roxa, é coordenador estadual da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e afirma: "O que não nos falta é coragem, muitos de nós estão morrendo, perdemos amigos, vizinhos, familiares, por suicídios e assassinatos, se não nos unirmos para cobrar direitos, acesso a cidade e todos os seus serviços, continuaremos a morrer. É impossível viver em uma sociedade onde morre uma pessoa da nossa comunidade por dia e onde a vida média de uma trans é 35 anos. Não precisa ser LGBTQIAPN+ para defender que todes nós merecemos estar na escola, no mercado de trabalho, nos capacitando, sendo respeitados. Esse projeto vem mostrar que nós existimos e somos importantes".

O criador do projeto complementa que seis instituições culturais dos direitos humanos, de diferentes municípios da região, foram convidadas para ampliar a capacidade de alcance do evento. "Visto sua extrema importância para uma cultura de paz, principalmente no interior, onde o preconceito e a intolerância ainda são ainda mais presentes, gostaria de agradecer o Núcleo Pedra de Cachoeiro de Itapemirim, o instituto FEPNES de Itapemirim, o Junto&Misturado028 de Piúma, o coletivo O outro lado da história (OOLDH) de Anchieta e o DRC de Guarapari, que fazem parte da força tarefa dessa realização", finalizou Guilherme Nascimento.

Os educadores e ativistas que desejam mediar as ações formativas no cronograma, voluntários interessados para compor a equipe de apoio, e os artistas que desejam se apresentar no festival, podem se inscrever através do link disponibilizado na biografia do Instagram da @casaroxacultural. Haverá emissão de certificados oficiais, disponibilização de alimentação e custeamento de ajuda financeira para locomoção ao local do evento.

A organização também irá disponibilizar tendas para comercialização de produtos e serviços pelos empreendedores da região no local. Os empresários interessados podem entrar em contato diretamente pelo telefone/WhatsApp: (28) 99977-3921.

A 2ª Semana +Visibilidade +Orgulho será realizada com o apoio dos recursos FUNCULTURA, da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo, através do Edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba. Com amplo apoio, também, da Secretaria Municipal de Cultura de Marataízes/ES.

 

Confira a programação completa do projeto:

AÇÕES FORMATIVAS: (Rua Simões, n55, Cidade Nova, sede da Casa Roxa)

08h às 09h: Workshop MEU CORPO FALA: Psicomotricidade e cultura corporal do movimento (stiletto, vogue, polidance).

09h às 10h: Palestra SOMOS RESISTÊNCIA: A necessidade de romper com o genocídio da população LGBTQIAPN+.

10h às 11h: Workshop CADA LOOK É UM CLOSE: Conhecendo tendências de vestuário e aprendendo a costura básica.

11h às 12h: Palestra VAI À LUTA!: Empoderamento para o mercado de trabalho e empreendedorismo criativo.

14h às 15h: Workshop ESCRITA POÉTICA: A literatura para expressão da diversidade.

15h as 16h: Workshop PERSONALIDADE E AUTOMAKE: Valorizando a beleza com autoconfiança e independência.

 

CAMINHADA DA DIVERSIDADE PELA (1km):

16h: Concentração: Mirante da Praia da Cruz. Percurso: até o palco de atrações.

 

FESTIVAL LacrAção:

18h: Palco de atrações. Av. Atlântica, orla da Cidade Nova.

Comentários