Marataízes instala local para atender pessoas em situação de rua - Jornal Fato
Cidades

Marataízes instala local para atender pessoas em situação de rua

Por atuação do Ministério Público, Marataízes é a terceira cidade com menos de 50 mil habitantes no país a contar com Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP)


- Divulgação

Por atuação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do promotor de Justiça de Marataízes, Airton Faria de Sousa, o município instituiu um Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP). 

Marataízes é a terceira cidade com menos de 50 mil habitantes no país a contar com esse equipamento público.

A instalação decorre de procedimento instaurado pelo MPES, por meio da Promotoria de Justiça de Marataízes, para fiscalizar as políticas públicas relacionadas à população em situação de rua na esfera municipal. 

Após reuniões do promotor Airton Faria de Sousa com representantes do município, decidiu-se pela implantação do Centro POP, a fim de proporcionar um local que oferecesse um atendimento mais digno às pessoas em situação de rua.

O Centro POP de Marataízes foi inaugurado há aproximadamente dois meses e funciona no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O endereço é Rua Filemon Tenorio, nº 1, Barra do Itapemirim. O local fornece café da manhã e almoço, espaços para guardar pertences, banho, higiene, corte de cabelo e guarda-roupa social, onde são distribuídas roupas provenientes de doações. Também fornece oficinas de artes.

Após a instalação, o Centro foi vistoriado pelo promotor de Justiça de Marataízes, que garante seguir adotando outras medidas junto ao município visando à cidadania.  

"Foi uma vitória para todo o povo de Marataízes, por trazer mais dignidade e um acolhimento mais humano à população em situação de rua, contribuindo para que alcancem a plena cidadania", declarou Airton Faria de Sousa.

O promotor afirma que também tem atuado junto ao município para que seja feita a busca ativa das pessoas em situação de rua, de forma que possam ser atendidas no Centro POP. 

Comumente instalados em municípios mais populosos, o Centro POP é uma instalação pública que atende à população em situação de rua, na qual é possível fazer refeições; realizar a higiene pessoal e lavar roupas; armazenar pertences e emitir documentos pessoais. 

O serviço é gratuito e o atendimento, imediato, sem necessidade de documentação. 

Além disso, o centro também oferece informações sobre trabalho e instrui a população sobre seus direitos, segundo o MPES. 

Comentários