Itapemirim ainda enfrenta transtornos causados pelas fortes chuvas - Jornal Fato
Cidades

Itapemirim ainda enfrenta transtornos causados pelas fortes chuvas

Um dos pontos de maior atenção é a estrada que liga Garrafão a Brejo Grande, onde a água da enchente transbordou e parte da pista cedeu.


- Foto: Divulgação Prefeitura de Itapemirim.

Após as fortes chuvas nos últimos dias, o município de Itapemirim ainda enfrenta muitos transtornos, tanto na sede quanto nos distritos e zonas rurais. Por meio do Gabinete de Gestão de Crise, a Prefeitura vem atuando em força-tarefa, com união das Secretarias Municipais. Uma série de ações foram desempenhadas desde a quarta-feira (25) e os trabalhos continuam.

Um dos pontos de maior atenção é a estrada que liga Garrafão a Brejo Grande, mais conhecida como aterro. A água da enchente transbordou e parte da pista cedeu. A Defesa Civil esteve na manhã de hoje no local, que está interditado. A primeira avaliação constatou que o nível da água reduziu, porém, as pastagens dos dois lados da estrada continuam com muita água e com forte correnteza.

Como o trecho da pista que cedeu é um aterro com manilhas, ainda não se sabe se o local oferece condições de receber maquinários, com segurança, ou se existe risco de novos desabamentos ou aumento da erosão. Por este motivo, na tarde de hoje uma equipe de engenharia irá ao local para uma vistoria, e após esse estudo técnico será definido os próximos passos.

O Rio Muqui e o Rio Itapemirim estão cheios, e transbordando em diversos pontos. Conforme dados do monitoramento realizado pela Defesa Civil, o Rio Itapemirim está 2 metros acima do nível normal. A Defesa Civil explica que o Rio Muqui recebe água da região de Mimoso do Sul (cidade que está em situação de calamidade pública após ser castigada por uma enchente nesta quarta-feira) e desagua no Rio Itapemirim.

Vale lembrar que neste momento não é aconselhável navegação e pesca, porque a correnteza está forte.

Segundo a Prefeitura, Itapemirim conta com um grande número de pastagens alagadas. Os serviços com maquinários seguem nas comunidades atingidas. O município destaca que além das remoções de árvores, e desobstrução das estradas, realizadas durante toda a quarta-feira e quinta-feira, diversas equipes atuaram na recuperação de estradas para dar condições de trafegabilidade, inclusive dando condições de escoamento da produção rural.

Outro ponto que vem recebendo atenção especial da Defesa Civil é a Rodovia do Penedo.  O local costuma ser atingido por enchentes, mas até o momento não houve necessidade de interdição. O local está sendo monitorado, e ainda possui condição de trafegabilidade.

O município informou que continua dando suporte para as famílias atingidas. Itapemirim conta hoje com uma família desabrigada, no entanto ela foi acolhida por amigos. A Secretaria de Assistência social forneceu alimentação e ofereceu todo suporte necessário.

O Município de Itapemirim destaca que, em caso de emergência, o morador deve ligar para o telefone 153, (28) 3529-5556 ou (28) 99948-0351.

 

Comentários