Eleições 2024: Prazo para regularizar o título termina dia 8 de maio - Jornal Fato
Cidades

Eleições 2024: Prazo para regularizar o título termina dia 8 de maio

Quem não tem biometria cadastrada precisa comparecer ao cartório eleitoral mais próximo


- Foto: Ilustrativa.

Eleitoras e eleitores de todo o Espírito Santo podem regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais até o dia 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano. 

O TRE destaca que quem não tem os dados biométricos cadastrados precisa comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais.

O cadastro biométrico é gratuito e garante maior segurança para o processo eleitoral, evitando que uma pessoa vote no lugar de outra e ajudando na detecção de eleitoras e eleitores com mais de um registro no cadastro eleitoral. 

Consulte aqui qual o cartório eleitoral mais próximo de sua residência: https://publicanet.tre-es.jus.br/public/endereco-cartorios 

 

Como consultar a situação eleitoral?

O primeiro passo é saber se você está em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, se não há nenhuma pendência. Para isso, basta consultar a situação eleitoral no site do TRE-ES (www.tre-es.jus.br). 

A operação é bem simples: acesse o portal, vá até a aba "Serviços", localizada no canto superior direito, e clique na opção "Situação Eleitoral". Agora, informe o número do CPF e aperte a tecla "Consultar". Pronto. Na tela aparecerá se o título eleitoral está regular ou não. 

Caso a situação esteja irregular, é só clicar, ainda na aba "Serviços", em "Autoatendimento Eleitoral". Depois, escolha a opção "Título Eleitoral" e, em seguida, "Regularize seu título eleitoral cancelado". 

Há algumas situações, como o cadastro da biometria, que precisam ser feitas presencialmente em um cartório eleitoral. Nesses casos, o próprio sistema de autoatendimento fará o alerta e indicará o melhor local para o atendimento presencial. 

 

Identificação biométrica 

Nesta segunda-feira (1º), o TSE lançou, em rede nacional, uma campanha sobre a biometria. Com o slogan "Identificação biométrica - a nossa democracia tem as duas digitais", a ação busca conscientizar aqueles que ainda não fizeram a biometria e pretendem votar pela primeira vez nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno). 

A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024. Porém, para quem vai tirar o primeiro título, o cadastro biométrico é obrigatório.

 

Comentários