Chuvas intensas: Cidades das regiões Sul e Central do ES recebem alerta - Jornal Fato
Cidades

Chuvas intensas: Cidades das regiões Sul e Central do ES recebem alerta

Apenas Bom Jesus do Norte recebeu o alerta mais elevado, de Perigo (Laranja). As demais, estão em alerta de Perigo Potencial (Amarelo).


- Foto: Ilustrativa.

Municípios das regiões Sul e Central do Espírito Santo receberam alertas para chuvas intensas, com grau de severidade de Perigo Potencial (Amarelo) e de Perigo (Laranja), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (28).

Apenas Bom Jesus do Norte recebeu o alerta mais elevado, de Perigo (Laranja), que teve início ao meio dia e segue até às 10h de amanhã.

A previsão é de ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora, além de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Outros municípios, da Região Sul e Central, estão em alerta de perigo potencial (amarelo). São eles: Alegre, Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta.

Estão previstos ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora (km/h). É esperada chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou 50 milímetros por dia (mm/dia). Existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Veja abaixo algumas orientações emitidas pelo Inmet:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários