Prejuízos com a seca levam Prefeitura a cancelar festa - Jornal Fato
Cidades

Prejuízos com a seca levam Prefeitura a cancelar festa

Segundo a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, os recursos para a festa serão aplicados no programa Olho D?Água


Os prejuízos causados pelo longo período de estiagem, em Presidente Kennedy, levaram a prefeita Amanda Quinta Rangel (SDD) a suspender a tradicional a Festa de Jaqueira, que seria realizada de 18 a 22 de março.

 

Segundo a chefe do Poder Executivo, os recursos que seriam destinados à festividade serão alocados para abastecimento na zona rural por meio do Programa Olho D'Água, lançado no último dia 23 de fevereiro.

 

"Com esta situação anormal, nos últimos doze meses deixou de circular no município aproximadamente R$ 26 milhões, diminuindo drasticamente a renda, principalmente para quase 90% dos agricultores de base familiar, que têm na agropecuária o sustento de suas famílias", revelou Amanda. 


Situação 
Conforme dados da Prefeitura de Presidente Kennedy, a seca prolongada resultou em uma expressiva baixa no nível de mananciais, rios, córregos, açudes e lagos.  A estiagem impactou diretamente a economia do município, baseada na produção primária, especialmente nas culturas de mandioca, abacaxi, cana-de-açúcar, leite e carne bovina. A atividade agropecuária representa mais de 83% da arrecadação própria da Prefeitura.

 

Estas perdas decorrentes da estiagem afetaram diretamente sete mil pessoas, mais de dois terços da população, residentes na zona rural, dependentes economicamente das atividades agropecuárias.

 

"A realização da festa seria uma incoerência, diante do atual quadro do município. O racionamento já vem criando grandes dificuldades no cotidiano das residências, e, principalmente, na área rural", concluiu Amanda. 

Comentários