Itapemirim é o 3º município que mais gastou em saúde - Jornal Fato
Cidades

Itapemirim é o 3º município que mais gastou em saúde

Segundo levantamento feito pelo Tribunal de Contas, o município ficou atrás somente de Anchieta e Sooretama


Foto Divulgação

 

Redação

 

A Prefeitura de Itapemirim é a terceira do estado que mais investiu em serviços de saúde em relação ao número de habitantes em 2016. Os dados constam em levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Espirito Santo (TCE). O município ficou atrás de Anchieta e Sooretama.

 

De acordo com a prefeitura, somente em 2016, foram realizadas quase 243 mil consultas com médicos de diversas especialidades no município. Comparando com o número de habitantes, seria como se cada pessoa residente em Itapemirim, incluindo bebês, crianças e idosos, consultasse com um médico cinco vezes no ano.

 

Em relação aos exames realizados, entre laboratoriais e não-laboratoriais, foram cerca de 261 mil entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2016. E o número de procedimentos (aferição de pressão arterial, curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos, etc.) ultrapassou 142 mil. Os números são surpreendentes e revelam que todo o investimento tem impacto direto na saúde dos moradores.

 

"Trabalhamos muito para garantir que a população receba o melhor atendimento em saúde possível. Hoje, temos médicos em quase todas as localidades do interior e os exames solicitados podem ser agendados na própria unidade de saúde em que o paciente se consultou. Isso é uma grande vitória para nosso município", diz o prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva.

 

"A realidade de Itapemirim mudou com todo este investimento. Estamos vencendo essa batalha na busca por um município cada vez melhor em saúde", ressalta o secretário municipal de Saúde de Itapemirim, Felipe Ayub.

 

A comparação entre os municípios foi possível por meio dos dados da plataforma CidadES, do TCE, que é alimentada pelos próprios municípios. Nela, é possível conferir que Itapemirim investiu, no ano passado, o equivalente a R$ 696,49 por habitante. Para se ter uma ideia, Vila Velha, última colocada do ranking, investiu R$ 115,32 por habitante no mesmo período.

 

Comentários