Água volta ao normal em Itapemirim - Jornal Fato
Cidades

Água volta ao normal em Itapemirim


Foto Divulgação

 

Redação

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itapemirim informou nesta segunda (26) que o abastecimento de água nesse município e em Marataízes voltou ao normal desde que outra bomba de captação foi instalada a 3 quilômetros acima do Rio Itapemirim.

 

Além disso, a chuva do final de semana melhorou o nível do Rio Itapemirim, empurrando o excesso de água salgada que havia invadido a região da captação de volta ao mar. Com isso, informou o Saae, o teor de sal voltou para os níveis permitidos pelo Ministério da Saúde.

 

Nos últimos meses, os municípios de Itapemirim e Marataízes estavam sofrendo com a crise hídrica, devido ao avanço do mar sobre o Rio Itapemirim, que aumentava o teor de cloreto de sódio (sal) na água, paralisando o abastecimento dos imóveis.

 

Segundo o diretor adjunto do Saae, José Alberto Bahiense Martins, a autarquia em parceria com a Usina Paineiras montou uma captação provisória. A usina cedeu as moto bombas e a tubulação, enquanto o Saae entrou com o custeio e a operação.

 

Bahiense ressalta que as bombas funcionam 24 hs por dia. São quatro linhas de 150 mm que chegam à estação do Saae com baixo teor de sal. Isso permite autonomia de 100 litros por segundo de água.

 

De acordo com ele, quando a captação no ponto anterior está normal o fornecimento de água chega a alcançar 250 litros por segundo.

 

O Saae informou que em convênio com as prefeituras de Itapemirim e Marataízes está sendo construída nova captação 11 km acima. O projeto está em fase de licitação e aguarda liberação do convênio.

Comentários