Presos revelam talentos literários em evento na Apac - Jornal Fato
Cachoeiro

Presos revelam talentos literários em evento na Apac

Durante quatro encontros, os participantes foram guiados por oficina de escrita criativa com ênfase em poesia periférica


- Foto: Divulgação

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) será palco de uma expressão única de criatividade e superação, nesta terça-feira (14), a partir das 13h, na Apac feminina, em Monte Líbano. Sob o tema "Não tente calar a nossa voz".

Presos do regime fechado apresentam os frutos de uma jornada de expressão e transformação, em um evento de promovido pelo Centro de Referência das Juventudes de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante quatro encontros, os participantes foram guiados por oficina de escrita criativa com ênfase em poesia periférica.

O objetivo não era apenas lapidar habilidades literárias, mas também despertar a criatividade, a inventividade e o pensamento crítico.

O resultado, que será revelado neste evento, é uma manifestação do poder da liberdade de pensamento aliada à arte.

A mente por trás dessa iniciativa é a advogada Valquíria Rigon Volpato, membro da Academia Cachoeirense de Letras e Coordenadora de Articulação do Centro de Referência das Juventudes de Cachoeiro de Itapemirim.

Sua visão de espaço aberto, democrático, diverso e acolhedor para as juventudes entre 15 e 29 anos é o que impulsionou esse projeto.

A iniciativa é parte da política pública do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, dentro do programa "Estado Presente: Segurança Cidadã no Espírito Santo".

Mais do que uma celebração da arte e da criatividade, o evento é também um testemunho do potencial transformador das oportunidades e do apoio adequado. É uma prova de que, mesmo nas situações mais desafiadoras, as vozes podem ser ouvidas e as histórias serem contadas.

Comentários