Palácio Bernardino Monteiro reabre as portas como centro cultural - Jornal Fato
Cachoeiro

Palácio Bernardino Monteiro reabre as portas como centro cultural

Biblioteca, arquivo público, ACL e instituto histórico agora funcionam em icônico imóvel; governador participa de cerimônia de entrega à população de edificação restaurada em parceria com PMCI


- Foto: Marcos Leão

Após dois anos desativado, para processo de restauração, o edifício histórico Palácio Bernardino Monteiro, considerado um dos cartões-postais da cidade, foi reinaugurado na noite desta quarta-feira (31).

Construído no início do século passado, o icônico imóvel localizado na Praça Jerônimo Monteiro, coração de Cachoeiro Itapemirim, abrigou tradicional escola e, posteriormente, serviu de sede administrativa para a Prefeitura da cidade.

Agora, reabre as portas como centro cultural, sediando a Biblioteca Pública Municipal "Major Walter dos Santos Paiva", o Arquivo Público Municipal de Cultura "Evandro Moreira", a Academia Cachoeirense de Letras (ACL), além do Instituto Histórico e Geográfico local.

 

 

A reforma completa da centenária edificação é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Cachoeiro e o Governo do Espírito Santo.

No imóvel foram realizados serviços de restauro do telhado, que foi 100% refeito, a colocação de pisos, além da execução das novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, o acabamento das paredes, a instalação da rede de climatizadores, de um elevador e diversas outras intervenções estruturais.

Ainda foram feitos serviços de instalação de para-raios (SPDA), do sistema de combate a incêndio e da rede de lógica, como também paisagismo, pavimentações nas partes externas, instalação de aparelhos de ar-condicionado, entre outras melhorias.

O governador Renato Casagrande participou da cerimônia de entrega do novo centro cultural cachoeirense à população.

 

 

 

Citando personalidades locais, como Roberto Carlos, Rubem e Newton Braga, ele declarou que a cidade de Cachoeiro sempre foi reconhecida como berço da cultura capixaba.

Referência no Estado, o Palácio Bernardino Monteiro, afirma o prefeito Victor Coelho, se torna, agora, um espaço totalmente dedicado à promoção da cultura, como um equipamento público moderno e funcional para a classe artística e a sociedade como um todo.

"É um palácio cultural que precisa ser preservado. Pontapé inicial para a gente retomar a nossa tão conhecida Atenas Capixaba".

 

 

 

Teatro, ruas e quadras

Ontem, Renato Casagrande também autorizou o início das obras, em parceria com o município, de reforma e modernização do Teatro Municipal Rubem Braga. Espaço interditado desde a histórica enchente de 2020.

O governador ainda assinou convênio com a Prefeitura para recapeamento asfáltico de 16 ruas e avenidas localizadas na região central de Cachoeiro. E para drenagem e pavimentação de ruas dos bairros Agostinho Simonato, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Independência, Coronel Borges, Rui Pinto Bandeira (Morro do Cigano) e Rubem Braga. Faz parte das ordens de serviço a cobertura da quadra esportiva do Alto Eucalipto.

 

 

Além do Bernardino Monteiro, Casagrande inaugurou outros empreendimentos nesta quarta-feira. Caso da cabeceira da ponte do bairro Monte Líbano e da quadra poliesportiva coberta do Novo Parque.

Houve também assinatura de termo de responsabilidade para elaboração dos projetos executivos da Praça Jerônimo Monteiro e reforma da Casa do Artesão.

Tudo, somado à intervenção no Bernardino Monteiro (R$ mais de 2,1 milhões), representa investimento de R$ 80 milhões em recursos públicos.  

 

 

 

 

Apoio

Em pronunciamento na Praça Jerônimo Monteiro, na noite de ontem, destacando a obra de macrodrenagem, cujo objetivo é preparar a cidade para a época de chuvas fortes, Renato Casagrande afirmou que "ninguém fez mais por Cachoeiro do que Victor".  

Segundo o governador, a cidade "ficou muito tempo sem receber investimentos em infraestrutura". E, agora, "há obras em cada rua".

Para ele, foi preciso coragem do prefeito para colocar em prática um empreendimento do porte da macrodrenagem. "Cachoeiro nunca tinha recebido uma obra desse tamanho", declarou.   

Casagrande concluiu apontando outros investimentos estaduais em parceria com o município, na área de esporte e na cultura, além de reforma e construção de unidades de saúde.

 

   

 

 

Comentários