Irmã Otília é lançada para Cachoeirense Presente - Jornal Fato
Cachoeiro

Irmã Otília é lançada para Cachoeirense Presente

Prestes a completar 90 anos de idade, há seis décadas ela se dedica a fazer visitas diárias a pacientes da Santa Casa e mantém suas orações pela recuperação daqueles que estão internados.


- Foto: Divulgação

Conhecida e querida em Cachoeiro, Irmã Otília, prestes a completar 90 anos, não mede esforços para levar o bem para os pacientes internados na Santa Casa de Cachoeiro. Apesar da idade, não lhe falta disposição para percorrer todas as enfermarias do hospital. Por tanta dedicação, ela foi indicada aos vereadores, nesta semana, como candidata a Cachoeirense Presente.

 

Foto: Divulgação
 

A iniciativa é do jornalista Alessandro de Paula, dono do portal Dia a Dia. A convite do vereador Paulinho Careca (PSB), ele esteve na Câmara na sessão ordinária de terça (11), acompanhado de representantes da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, apresentar aos vereadores a indicação do nome da religiosa, que foi tema de projeto jornalístico que busca valorizar mulheres com história no município.

 

Foto: Divulgação
 

"Ela faz há mais de 60 anos o trabalho de visitação de todos os pacientes internados na Santa Casa, tendo interrompido esta rotina apenas no período da pandemia", argumenta.
A jornalista Anete Lacerda, que fez a entrevista com a Irmã Otília reforça o merecimento da honraria. "Tentamos contato com ela por mais de um ano para contar sua história. Quando conseguimos, sua resposta foi que 'sua vida não era digna de se contar', porque fazia o mínimo, apenas aquilo que Jesus a pediu que fizesse. Por este exemplo é que ela deve ser homenageada. Abraçou e realizou sua missão, como todos nós deveríamos fazer. Sempre falo que a gente precisa fazer a diferença no mundo e ela faz, com sua timidez, humildade e simplicidade".

Neste mês, Sebastiana Rodrigues Valadão, a Irmã Otília, completará 90 anos de idade. Ela já chegou a ir ao hospital até quatro vezes por dia fazer suas visitas e, ainda hoje, vai a pé, pela manhã e à tarde, diariamente, sendo muito querida por pacientes e funcionários. Nas horas vagas, ela se dedica a trabalhos manuais, inclusive costurando os próprios hábitos até hoje.

"Sabemos que outros nomes, também merecedores, podem ser indicados para receber esta honraria na Festa de Cachoeiro de 2023", avaliou Alessandro, "mas, considerando que esta senhora já está com 89 anos, não sei se dá para esperar para homenageá-la nos próximos anos. Por isso pedimos que os vereadores avaliem nosso pedido com carinho".

O vereador Pastor Delandi Macedo (Podemos) propôs aos vereadores acatarem à indicação de imediato.

"As igrejas têm um papel fundamental na socialização. Não por acaso, temos três hospitais filantrópicos cuidados por instituições religiosas em Cachoeiro de Itapemirim e o trabalho da irmã é invejável", afirmou.

Vandinho da Padaria (PSDB), presidente interino da Casa, reforçou que, mesmo já havendo a menção de outro nome pelos vereadores, a indicação de Irmã Otília é muito bem-vinda e será considerada quando a Mesa Diretora elaborar o Projeto de Resolução para a escolha do agraciado de 2023. "Acredito que ela seja muito maior que esta homenagem, é mais do que merecida".

Todos os anos, com votação e aprovação em plenário, os vereadores escolhem, dentre nomes indicados por algum dos parlamentares ou membros da sociedade organizada, a personalidade de maior destaque na comunidade cachoeirense para ser agraciada com o Título de Cachoeirense Presente nº 1. A honraria é entregue na Sessão Solene festiva da Festa de Cachoeiro, em junho.

Comentários