Capixaba atravessa a selva de Darién em busca de uma vida melhor nos EUA - Jornal Fato
Cachoeiro

Capixaba atravessa a selva de Darién em busca de uma vida melhor nos EUA

Atualmente em Honduras, ele depende de doações para seguir viagem rumo ao México


Leonardo Martins, originário de Atílio Vivácqua, tem enfrentado uma jornada repleta de desafios em sua busca por uma vida melhor nos Estados Unidos. Após atravessar a perigosa selva de Darién no Panamá, graças às doações de amigos e seguidores no Instagram, ele se encontra em Honduras, próximo à fronteira da Guatemala.

A selva de Darién, além de ser uma ponte natural entre a América do Sul e Central, é conhecida por sua periculosidade e por ser explorada por grupos criminosos que buscam tirar vantagem dos imigrantes, cobrando valores excessivos para comida, alimentação e locais seguros para dormir. Infelizmente, Leonardo perdeu parte considerável de seu dinheiro devido a essa exploração e ficou sem grande parte de sua bagagem, incluindo sua barraca de acampamento.

Depois das doações, ele conseguiu pagar a passagem de ônibus, no valor de 60 dólares, seu único meio de sair da selva. Nos últimos três dias, ele está dormindo em uma pensão em Honduras, próxima à fronteira com Guatemala, onde planeja guardar dinheiro para pagar suas próximas duas passagens, no valor de 60 dólares cada, e ter uma reserva para possíveis extorsões, algo comum nos locais conhecidos por serem passagens de imigrantes.

Leonardo ainda precisa pagar dois dólares, o equivalente a R$10,81, para carregar seu celular por trinta minutos e o mesmo valor para utilizar o Wi-Fi o que dificulta a produção de conteúdo para suas redes sociais mas não impede de compartilhar na medida do possível sua experiência com seu seguidores, amigos e familiares. Sua próxima parada será a Guatemala, pois ela faz divisa com o México, enfrentando uma fronteira conhecida pela sua periculosidade.

Sua determinação em superar esses obstáculos é evidente, mas ele está ciente dos desafios financeiros e de segurança que ainda enfrentará em sua jornada. Siga sua história e contribua com essa jornada através do @leonardomartinsmatins e Pix: 47 99629-8037.  

Comentários