Cachoeiro perde um ícone das artes cênicas: morre Asdrubal Avelar - Jornal Fato
Cachoeiro

Cachoeiro perde um ícone das artes cênicas: morre Asdrubal Avelar

De uma personalidade forte, mas de uma genialidade sem tamanho, Asdrubal vinha há mais de 20 anos enfrentando uma severa depressão.


Cachoeiro de Itapemirim se despediu do artista cênico e professor de teatro Asdrubal Avelar, 66 anos, na madrugada deste sábado (4), quando foi encontrado sem vida pela irmã, em sua própria residência. O velório e sepultamento aconteceram no Cemitério Municipal do bairro Coronel Borges, no mesmo dia.

De uma personalidade forte, mas de uma genialidade sem tamanho, Asdrubal vinha há mais de 20 anos enfrentando uma severa depressão e se encontrava com a saúde debilitada. O professor "fez escola", em diversas cidades que morou no Sul do Estado, além de Cachoeiro, como Atílio Vivácqua, Marataízes, Itaipava - distrito de Itapemirim - e Vargem Alta.

Foram 35 anos de dedicação ao teatro, além de inúmeras peças que fizeram sucesso no Sul do Espírito Santo. Asdrubal, que já atuou na Secretaria de Cultura de Cachoeiro na década de 80, trouxe atores de repercussão nacional para a 'Capital Secreta', entre eles Luiz Gustavo, Dercy Gonçalves, Jorge Lafon, Ary Fontoura e muitas outras personalidades.

À frente do grupo 'Se der jeito a gente faz', realizou festivais em vários bairros e distritos do município. Se formou em Artes Cênicas no Rio de janeiro e na Bahia. No ano de 2017 recebeu o título de honraria e relevância do Dia Municipal de Teatro, por se destacar com as ações do grupo, no qual foi fundador, ator e professor.

Aos amigos, familiares e alunos fica a lembrança e os ensinamentos do professor Asdrubal Avela, mais um filho ilustre de Cachoeiro de Itapemirim.

 

por Guilherme Gomes

Comentários