Cachoeiro avança na elaboração de Plano Diretor de Cidade Inteligente - Jornal Fato
Cachoeiro

Cachoeiro avança na elaboração de Plano Diretor de Cidade Inteligente

As propostas são elaboradas pela Unidade Gestora Municipal, formada por dois servidores de cada secretaria municipal, em parceria com o Ibrachics


- Foto: Divulgação

Na última terça-feira (20), em reunião realizada pela manhã, o prefeito Victor Coelho, acompanhado de seu secretariado, aprovou o Regimento Interno do Núcleo Tático da Prefeitura de Cachoeiro (NTP), principal órgão de governança do Plano Diretor de Governo Digital e de Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (Cachoeiro Chics), instituído pela Lei N° 8.126.

O Núcleo, presidido pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) e composto por todas as secretarias e autarquias da administração municipal, tem entre suas atribuições a responsabilidade de pré-validar as propostas de iniciativas a serem incluídas no Plano Diretor Cachoeiro Chics.

As propostas são elaboradas pela Unidade Gestora Municipal (GM), formada por dois servidores de cada secretaria municipal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (Ibrachics). Após a pré-validação pelo NTP, as propostas são encaminhadas ao Conselho Estratégico da Cidade (CEC), presidido pelo prefeito Victor Coelho e formado por representantes da Sociedade Civil Organizada.

"Para o planejamento do Plano Diretor Cachoeiro Chics, adotamos um processo participativo e contínuo de cocriação com a população, utilizando a criatividade, o empreendedorismo, as tecnologias digitais e a inovação nas políticas públicas como nossos principais vetores, que transformarão
Cachoeiro em uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável, com alta qualidade de vida", destacou Márcio Guedes, secretário municipal de Fazenda e coordenador do NTP.

Durante a reunião, o NTP pré-validou
38 propostas de iniciativas, em áreas como mobilidade, meio ambiente, tecnologia, economia inteligente e governança. Entre as iniciativas aprovadas estão a requalificação urbana inteligente da região central de Cachoeiro, a criação de sistemas de alertas inteligentes, projetos de acessibilidade digital, um sistema de aluguel de bicicletas, teleconsulta, a implementação de um laboratório de inovação e um programa de alfabetização e inclusão digital.

Além disso, também foram pré-validados programas de incentivo à agricultura familiar inteligente e sustentável, à adoção de tecnologias sustentáveis em edificações, à aplicação da coleta seletiva de resíduos sólidos domésticos recicláveis, ao desenvolvimento sustentável com foco na economia verde e circular, entre outras.

"Essa nova iniciativa busca explorar as potencialidades de Cachoeiro em diversas áreas, utilizando abordagens inovadoras na elaboração de projetos que, no futuro, impactarão positivamente o cotidiano dos moradores da sede e dos distritos do nosso município", avaliou o prefeito Victor Coelho.

Comentários