UPA não virou elefante branco - Jornal Fato
Artigos

UPA não virou elefante branco

A diferença entre receber obra iniciada e a levar até o fim ou preferir não acabar o que o antecessor começou


Foto: Gleice Campos

Marataízes vive, a pouco menos de um ano do pleito, clima eleitoral em seu pior nível. A ponto de ações importantes para a população do município se tornarem alvo de disputa de paternidade. Como ocorreu com a Unidade de Pronto Atendimento (Upa), inaugurada semana passada, no mesmo dia em que o município comemorava suas mais de duas décadas de emancipação.

O acontecimento aguardado se tornou motivo de guerra de narrativas. Gente que pouco ou nada colaborou com o município, mesmo quando pôde, entrou na discussão de quem teria feito a obra.

Ver o atual prefeito Tininho Batista descerrando a fita, em outros tempos, seria o suficiente para esclarecer quem resolveu as pendências que vinham de anos. Mas, quiseram e desmerecer o atual e dar todos os méritos ao ex-prefeito Jander Nunes, que efetivamente licitou e iniciou a obra, sem, no entanto, ir além da fundação.

É neste ponto que o que deveria ser elogiado - terminar uma obra problemática e entregá-la à população, o que mostra respeito com os recursos públicos - se torna motivo de ataques a quem fez o certo.

Não precisa ir muito longe para ver como esse tipo de jogo com o dinheiro público e descompromisso com a gestão causam prejuízos.

Em Cachoeiro, Theodorico Ferraço dedicou seu último mandato de prefeito a erguer um grande hospital no Aquidaban, mas não conseguiu concluí-lo.

Os gestores que o sucederam não tiveram a mesma disposição de Tininho e abandonaram a obra, que, por muito tempo ficou conhecida como elefante branco, dada sua inutilidade.

Apenas recentemente, o atual prefeito cachoeirense instalou lá um pronto-atendimento infantil, que dá utilidade prática a parte da estrutura, que ainda está longe de ser o hospital projetado.

E lá se vão 15 anos.

Marataízes se livrou de problema semelhante. O elefante branco à beira mar foi domado e deu lugar a, talvez, a mais bem equipada UPA da região. A unidade vai receber pacientes de Marataízes, mas, também de municípios vizinhos.

O município, turístico, recebe bem seus visitantes e não rejeita forasteiros. Já elegeu prefeitos que não nasceram em seu território. Mas, nascido lá ou não, para administrar o município, os objetivos devem ser sempre as políticas públicas e não apenas as aspirações eleitorais.

 

A maneira mais rápida de se terminar uma guerra é perdê-la.

George Orwell

 

DESTAQUE. O vereador Darinho da Saúde indicou para a Comenda Arildo Valadão, Carlos Magno, Lucimar Santos Ventura, Lena Machado, Gleiciane Caetano e Franciele Pinheiro. A homenagem, entregue na última segunda-feira, é destinada a jovens que se destacam na vida político-social do município.

 

DESTAQUE. O médico anestesista Adail Edmundo lima foi agraciado com a comenda Dr. Ubaldo Caetano Gonçalves. Ambos os médicos, o homenageado e o que dá nome á comenda, têm seus nomes grafados na saúde de Cachoeiro de Itapemirim

 

SOBE

Praia Central

A passagem ainda está interditada, mas a obra avança rapidamente na urbanização da Praia Central de Marataízes. o trecho inicial deve ser entregue antes da temporada de verão e já há planos para iniciar o próximo.

 

DESCE

Lixo nos córregos

A Secretaria de Serviços Urbanos de Cachoeiro de Itapemirim recolheu 4 toneladas de lixo de três córregos. A ação é louvável, mas mostra a falta de consciência da população em relação ao meio ambiente.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários