Gente Nossa em Evidência - 15.08.23 - Jornal Fato
Artigos

Gente Nossa em Evidência - 15.08.23

Confira os destaques de hoje!


- Foto: Divulgação

No dia 05 deste mês, aconteceu no Bom Gosto, em Cachoeiro, o encontro do Jubileu de Ouro da Turma de 1973 do Colégio Jesus Cristo Rei. Na foto, a equipe organizadora. Da esquerda para a direita: Miguel, Maria Elvira, Bebeto, Rogério Novaes, Rita Zerbone e Robson Romaneli.

 

Foto: reprodução/Instagram

 

No sábado (12) foi realizado o casamento de Vitória Depoli e Cristian Bueno. A cerimônia foi realizada na Paróquia São Felipe, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro. Na foto, os noivos estão ladeados pelos padrinhos Robson Vicentini e Lavínia Santiago.

 

Foto: reprodução/Instagram

 

Fim de semana em família: Wallace Guisso e Day Paulini estiveram neste domingo (13) em Marataízes. Na foto, o casal está acompanhado da Pandora, sua filha pet.

 

Agenda: Hoje é dia do Hino dos Lions Clube Internacional. /Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia / Data de criação do grupo musical cachoeirense, o 007 / Dia dos Solteiros / Dia da Informática / Dia da Assunção de Nossa Senhora / Santo Evandro da Hungria: lá nasceu e foi rei / Parabéns para Alexandre Moura de Oliveira; Dra. Glória Maria de Oliveira: Sra. Flávia Bernardes; Célio Pereira; Wellington Ribeiro Dias; CL Gumercindo Moura (Governador de Lions Clube) / Na data de ontem, em 1951, foi fundada a Cia. Telefônica do ES, mais tarde transformada em TELEST, privatizada em 1998. 

Registros: Está em plena realização e prolonga-se até sábado o XXIII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, no palco do Teatro Municipal "Fernando Torres", naquele vizinho município sulino. / Deu na Coluna Plenário (AT) que.. - ... a comunidade de Vargem Grande de Soturno, em Cachoeiro, poderá ganhar uma nova rota turística. De autoria do deputado Wellington Calegari, projeto pretende criar a "Rota da Igrejinha de São Paulo", declarando-a como de relevante interesse turístico e cultural.

 

Daqui & Dali

Acidentes de trabalho: Com programação recheada de ações e palestras voltadas à saúde e segurança dos seus colaboradores, iniciada ontem vai até dia 18 a promoção da XXVII Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI).

Feminicídio: O Espírito Santo ainda é violento com suas mulheres. "No entanto, estamos trabalhando bastante na redução do feminicídio",  e mais: "Homens que resolvem seus conflitos com violência terão que ressignificar seus atos e mudar a cultura machisrta". (De Michelle Meira Costa, Delegada Titular da Gerência de Proteção à Mulher, no Espírito Santo).

Destaques no país e no mundo: Os pesquisadores do nosso estado, com trabalhos em áreas como Engenharia, Biologia, Química e Medicina Veterinária vêm se destacando entre os melhores do País e do mundo. No "ranking" dos 100 mil, mais destacados, cientistas do mundo, a Universidade de Stanford (EUA) incluiu oito pesquisadores da UFES. Foram citados: Arnaldo Leal Junior, Renato Krohling, Winfried Zimdahl, Anselmo Frizera, André Renato Amaral, Camilo Díaz, Maria José Pontes e Celso Azevedo.

Pipas sem cerol: Com o advento da onda de soltar pipas, as autoridades avisam: "Jamais use cerol ou linha chilena: esses produtos são proibidos e podem provocar grandes acidentes e até morte". 

Em Afonso Cláudio: Naquele município capixaba, o Instituto Cultural das Montanhas estará lançando nesta quinta-feira o projeto que mantém o ensino musical, gratuito, na Escola Municipal Agrícola, contando com apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

 

Temperatura Máxima 

Vai até sábado o XXII Festival Nacional de Teatro, e na vizinha Guaçuí, no palco do Teatro Municipal "Fernando Torres". // Prêmio Artesanato Capixaba 2023, com o tema 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo" está com inscrições abertas (gratuitas) pelo site: Prêmio Artesanato Capixaba. // ETARISMO Por preconceito contra idosos - nos últimos sete anos  dez empresas capixabas foram condenadas no Espírito Santo, de acordo com informações do Ministério Público do Trabalho. // Incentivo à Cultura - Contando com 450 vagas, o Ministério da Cultura promove a oficina gratuita "Como a Arte Transforma", dia 20 próximo no Teatro da UFES, na capital, com participação de Alexandre Galindo, Marcos Rinaldi, Marcelo Airoldi, Mel Lisboa e Wesley Telles. // O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, "tirou de letra" o primeiro sobrevoo que fez, sábado passado, durante a promoção do I Festival de Balonismo dos Pontões Capixabas. // Em nota de sua Editoria de Política, o jornal A Tribuna, para a Prefeitura de Cachoeiro, citou como nomes "cotados": Alan Ferreira, Brás Zagotto, Márcia Bezerra, Carlos Casteglione, Diego Libardi, Dr. Bruno Resende, Júnior Correa e Lorena Vasquez. // VOCÊ SABIA? Tíquetes alimentação e restaurante não são a mesma coisa: o primeiro é utilizado, majoritariamente, para supermercados, açougues e hortifrutis. Já o outro é aceito apenas para comprar alimentos prontos em restaurantes, bares, cafés e lanchonetes? // O primeiro trecho da ferrovia EF-118 ligando Santa Leopoldina e Anchieta vai tornar cidade capixaba mais atraente. E, após a ligação ao Rio, pode haver movimentação de passageiros até a capital fluminense. // Curiosidade capixaba: Sabiam que Nova Venécia tem como uma de suas tradições a aguardente "Pinti" produzida há mais de 50 anos no alambique que fica no KM 17 da rodovia que liga a cidade ao município de Vila Pavão? 

 

Frase do dia

"Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio". (Sigmund Freud)

 

 


Elyan Peçanha Colunista social

Comentários