Município oferece serviço de saúde para homens e mulheres - Jornal Fato
Saúde

Município oferece serviço de saúde para homens e mulheres

As ações gratuitas em Cachoeiro fazem parte da campanha Outubro Rosa e abertura do Novembro Azul


O evento acontece na Praça Jerônimo Monteiro - Foto: PMCI

Duas ações, nesta quarta (31) e quinta-feira (1º), marcam o fechamento da campanha Outubro Rosa e abertura do Novembro Azul, na praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro de Itapemirim. Serão realizados oferta de serviços gratuitos de saúde à população.

Hoje, das 8h00 às 13h00, as atividades serão direcionadas às mulheres. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Centro Universitário São Camilo, vai oferecer aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, testes rápidos de sífilis, além de orientação sobre o câncer de mama e colo do útero.

"Queremos encerrar o Outubro Rosa com a certeza de termos atingido o objetivo que traçamos, que foi levar informação e atendimento ao maior número de mulheres do público-alvo da campanha. Realizamos ampla programação, com ações para intensificar, principalmente, a realização de mamografias e exames preventivos (Papanicolau), procedimentos que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, respectivamente, ampliando as chances de cura", destaca a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

 

Novembro Azul

Amanhã, as equipes da Semus e da São Camilo voltam à praça, no mesmo horário, para oferecer atendimentos aos homens. A primeira atividade, às 8h00, será palestra sobre prevenção do câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes e hipertensão. Até as 13h00, também serão disponibilizados os mesmos serviços de saúde oferecidos no dia anterior.

"Um dos objetivos do Novembro Azul é quebrar tabus. Muitos homens ainda oferecem resistência ao exame de próstata e é nosso dever ajudá-los a compreender a importância de realizarem esse procedimento anualmente, a partir dos 50 anos (para a maioria), para rastreamento do câncer", frisa a secretária.

Comentários