Estrela do Mar canta a história de Jesus - Jornal Fato
Religião

Estrela do Mar canta a história de Jesus

Com a morte do mestre João Inácio, o segurança patrimonial Rogério Vieira Machado assumiu a coordenação do grupo


O grupo de Folia de Reis foi criado pelo mestre João Inácio, que hoje dá nome a lei de incentivo cultural em Cachoeiro

 


Um dos grupos de folia de reis mais antigos do Sul do Estado, o Estrela do Mar, criado há 65 anos pelo lendário Mestre João Inácio (falecido em 2009), começa a se preparar para as apresentações que fecham o ano e completam o ciclo em 06 de janeiro, Dia de Reis.

Desde a morte do fundador, que hoje dá nome à lei municipal de registro do patrimônio imaterial, ativada pela Prefeitura de Cachoeiro em 2010 para salvaguardar as manifestações folclóricas e garantir reconhecimento a seus representantes, o grupo é comandado por um de seus discípulos, o segurança patrimonial Rogério Vieira Machado.

De contramestre, ao lado de João Inácio, o novo líder assumiu a coordenação da folia, que conta com 20 integrantes, logo após o falecimento do fundador. Hoje, o mestre Rogério é quem prepara as novas gerações para evitar que essa manifestação folclórica venha a perecer. 

"Na minha família quase todos participam. Minha mãe, o irmão, dois tios, três sobrinhos e um primo seguem contando o nascimento, a paixão e morte de Jesus Cristo", conta.

Rogério foi contemplado, este ano, com o Prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba - Edição 2014", por meio da Seleção de Propostas Culturais feito pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). "Além do troféu, a premiação, no valor de R$ 10 mil, serviu para investir em materiais necessários à sobrevivência da folia, tais como: fantasias, instrumentos, manutenção da nossa sede, entre outros gastos que sempre saem do próprio bolso. É uma dádiva divina ter essa oportunidade de saudar a Jesus Cristo", comemora.

A partir da próxima semana, e nos próximos sábados que antecedem a 24 de dezembro, os integrantes do Estrela do Mar farão preparativos, com ensaios na sede da entidade, a Imaculada Conceição, na Rua Jordão Passamai, bairro Zumbi. "O primeiro encontro dos cinco grupos de Folias de Reis será em Burarama, dia 20 do mês que vem. É quando revemos nossos parceiros foliões de outras entidades para fortalecermos a raiz desse folclore vindo de Portugal e adotado pelos brasileiros de norte a sul do país", encerra mestre Rogério. 

 

Origens 

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser reverenciados como santos a partir do século VIII (8). Em pesquisa literária, feita por Pergo, levantou-se que a tradição da "Folia de Reis" chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização.

Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo para o Brasil no século XVI, trazida pelos jesuítas. Serviu como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.

 

Comentários