Dependentes participam de curso de qualificação - Jornal Fato
Emprego

Dependentes participam de curso de qualificação

Capacitação é oferecida em parceria com Sesi a pacientes do Centro de Atenção Psicossocial ? Álcool e outras Drogas




Além de tratar a dependência química, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (Caps-AD) participam de atividades que os ajudam na reinserção social, parte fundamental do processo de recuperação, garante a Prefeitura de Cachoeiro. 
Dez deles, informa, ingressaram em um curso profissionalizante de pintura em tecido, que concluem na próxima quinzena.
"É uma oportunidade para aprender um ofício e, também, dar novos rumos à vida. O principal objetivo é oferecer uma alternativa de geração de renda. Muitos pacientes não têm, no momento, um emprego ou profissão", explica a terapeuta ocupacional da unidade, Hubilla Marques Silva.
Mas há, ainda, outros benefícios, segundo ela. "Os participantes têm levado o aprendizado para casa, compartilhado com suas famílias. Isso contribui para fortalecer os vínculos familiares, fator muito importante para quem está se recuperando".
Além da capacitação, que é oferecida em parceria com o Sesi, os pacientes têm aulas de artes marciais, técnicas de artesanato e musculação. "Todas essas atividades cumprem uma função importante na recuperação. Elas ajudam o paciente a ressignificar a vida e resgatar seu papel na sociedade, além de aumentar a autoestima", explica a terapeuta.
Inaugurado em 2012, o Caps-AD de Cachoeiro oferece atendimento ambulatorial gratuito a dependentes químicos. A unidade conta com equipe formada por dois psiquiatras, um clínico geral, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, uma artesã, duas assistentes sociais, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional e um educador físico. O paciente acolhido pode passar o dia no local, onde recebe refeições e medicação. Ele leva para casa apenas os remédios indicados para tomar à noite e aos fins de semana.

 

Comentários