Prefeito convoca à luta pelo fim da violência contra mulher - Jornal Fato
Política

Prefeito convoca à luta pelo fim da violência contra mulher


Fotos: Reprodução/Facebook

 

"Conclamo a todos os homens de Cachoeiro de Itapemirim a defender as mulheres da violência contra elas. Devemos tratá-las de forma igualitária, com respeito e carinho. A sociedade ainda é muito machista, e o Espírito Santo está entre os estados brasileiros que mais registram casos de agressão ao público feminino. Não devemos admitir isso".

 

Com estas palavras, o prefeito Victor Coelho pediu a adesão dos cachoeirenses à Campanha do Laço Branco, lançada no município na manhã desta quarta-feira (8), na praça Jerônimo Monteiro, Centro, durante o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, uma ação da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

 

Dezenas de mulheres - entre elas a primeira-dama Keila Vetoraci e a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra - e passantes participaram da solenidade, que contou também com as presenças do vice-prefeito Jonas Nogueira, servidores e autoridades municipais e soldados do Tiro de Guerra.

 

Após seu discurso, o prefeito distribuiu às participantes rosas artesanais com bombons. Houve, ainda, apresentações artísticas, show da cantora Duda Felippe e oferta de serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

 

As atividades do Dia Internacional da Mulher em Cachoeiro seguem na praça a partir das 19h, com a exibição do documentário "Violência Doméstica: Mulher, a culpa não é sua" (produzido pela Semdes), Corrida de Mulheres, Pedalaço pela Vida (passeio ciclístico), aulão de zumba e shows musicais.

 

Campanha do Laço Branco

 

A campanha, que busca o engajamento dos homens no combate à violência contra a mulher, surgiu no Canadá, a partir de uma tragédia ocorrida há quase 30 anos. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma sala de aula, em Montreal, e pediu que os homens se retirassem. Em seguida, assassinou 14 mulheres.

 

Após a chacina, o criminoso se suicidou, mas deixou seu ato justificado em uma carta, na qual disse que não suportava ver mulheres estudando engenharia, curso - segundo ele - para o público masculino. No Brasil, o lançamento oficial da Campanha do Laço Branco foi realizado em 2001.

 

 

Comentários