Paulo Hartung pede parceria à União - Jornal Fato
Política

Paulo Hartung pede parceria à União

Assinatura de ordem de serviço para ampliação do aeroporto serviu também para apelo políticos


A ordem de serviço para o início das obras do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, na última quinta-feira(25), foi tratada pelo governador Paulo Hartung como de grande importância para o desenvolvimento do Estado. Mas, ele também aproveitou a solenidade para, em seu discurso, apelar pela retirada do Espírito Santo do isolamento político.

 

"O Espírito Santo é pequeno em território e em população, mas é grande na contribuição do desenvolvimento do Brasil".

 

O governador ressaltou, na presença do ministro da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e diversas autoridades, e pediu que a solenidade fosse também o marco "para que as relações federativas entre o Espírito Santo e o Governo Central sejam outras".

Hartung acrescentou que o Estado quer ser parceiro do Governo Federal. "Estamos à disposição das boas causas para que façamos o país avançar. E este não é o meu sentimento, é de todos nós capixabas", disse.

 

Aeroporto

 

Com a ampliação do terminal, a capacidade total de atendimento de passageiros passará dos atuais 4,2 milhões para 9,8 milhões passageiros por ano. Serão cinco pontes de embarque, mais 31 balcões de check-in e nova área de estacionamento de veículos, passando das atuais 592 vagas para 2.054 novas vagas. A nova pista, por sua vez, terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura. Além disso, permitirá novos voos diretos além dos trechos Rio de Janeiro e São Paulo, com possibilidade de incluir voos internacionais.

 

Confira trechos do discurso de Hartung

Isolamento

 

A infraestrutura aeroportuária é fundamental na vida moderna. Espero que com apoio de nossa bancada, com apoio do nosso ministro (da Aviação Civil, Eliseu Padilha) com apoio do vice-presidente da República (Michel Temer) nós estejamos superando o isolamento do Espírito Santo nos últimos anos.

 

Recado

Sou pessoa de fé e um democrata. Alguém de uma geração que lutou para derrubar a ditadura militar, que lutou para que os brasileiros tivessem direito de escolha. Os Estados Federados, os Municípios, as diversas Regiões não podem ser tratadas a partir de resultado eleitoral. Então, ministro, eu peço que transmita resumidamente as minhas palavras para a presidente Dilma, para que as relações federativas entre o Espírito Santo e o Governo Central sejam outras a partir do dia de hoje. É o que os capixabas querem, é o que as lideranças empresariais querem, o que as lideranças políticas querem, o que as lideranças dos trabalhadores querem.

 

Bandeira

O meu papel aqui é levantar essa bandeira que é boa para o Espírito Santo, mas que é boa também para o Brasil inteiro. O Espírito Santo é um Estado que ajuda de forma significativa o nosso país. É um produtor de divisas e o país precisa de divisas para poder ter suas contas externas saudáveis. Do Porto Tubarão saem anualmente mais de 100 milhões de toneladas de minério de ferro. O Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo do país. Temos uma agricultura pujante. Somos o segundo maior produtor de café do país. No conilon, só nos ganha o Vietnã. Se fôssemos um país, seríamos o segundo maior produtor de conilon do mundo. É esse Estado que é pequeno territorialmente e na sua população, mas é um grande Estado contribuindo com o progresso do nosso Brasil.

 

Parceria

O que nós queremos é ser parceiros, tendo liberdade para decidir os nossos caminhos, liberdade para manifestar nossas opiniões. O que o Brasil precisa hoje é de parceria. O Brasil está vivendo um período desafiador e não gosto de utilizar a palavra crise. O que precisamos é superar esse momento e, para isso, nós precisamos de união e bom senso.

 

Reorganização

Tem que reorganizar as contas públicas nacionais, nós sabemos disto. Os capixabas querem estar ao lado para reorganizar as contas públicas nacionais, para que o Brasil volte a ter a confiança do mundo. Neste mundo integrado em que vivemos, ninguém vai ser feliz sozinho, trancado em um quarto. Todos têm que se integrar e, para isso, temos que ter confiabilidade e competitividade. Para isso, precisamos de investimentos em infraestrutura, que é a agenda do dia. Além disso, precisamos melhorar a educação básica do nosso país e a formação de nossos jovens.

 

Pedidos

Quero aqui pedir ao (ministro) amigo dos capixabas que leve o meu agradecimento, em nome de todos os capixabas, à presidente Dilma por esse dia que estamos vivenciando aqui. Mas leve também o nosso sentimento, o meu, o da Rose [senadora Rose de Freitas], do Ricardo Ferraço [senador], do Lelo Coimbra [deputado federal], do Paulo Foleto [deputado federal], do Givaldo Vieira [deputado federal] que é do partido da presidente, que leve o nosso sentimento que essa aqui seja a primeira [agenda] de muitas e daqui a gente parta para resolver os problemas da 262 [BR], que daqui a gente parta para resolver o final da dragagem e derrocagem do Porto de Vitória, que daqui a gente parta para fazer as audiências da Ferrovia Vitória ao Rio de Janeiro e que a gente possa transformar essas audiências em uma ação do Governo Federal, do Governo do Rio e do Governo do Espírito Santo.

 

Obra política

Estarei sempre à disposição para as boas causas para que a gente faça esse Brasil querido avançar. E este não é o meu sentimento, é o sentimento dos capixabas. Estou feliz. Nós podemos fazer desta retomada de uma obra, que tanto transtorno trouxe para os capixabas, que tanta tristeza trouxe para os capixabas, que provocou um sentimento de abandono que pairou em nosso Estado, essa obra de infraestrutura pode ser uma obra política também.

 

Brasileiros

Ninguém melhor do que Padilha, junto com o nosso vice-presidente da República e a nossa bancada coordenada pela senadora Rose Freitas para com uma boa linha e uma forte agulha recosturarem as relações federativas do nosso país. Nós somos o Brasil. Nós somos brasileiros. Temos que superar esse desafio e fazer com que o nosso país volte a crescer, gerar empregos, gerar renda e gerar oportunidade para o nosso povo.

 

Azar

Não vou fazer viva, aqui, porque a última vez que fiz viva deu azar. Quero que essa obra seja inaugurada pelos capixabas.  Se precisarem de trabalhador competente na obra, podem contar com os trabalhadores capixabas, que terão mão de obra da melhor qualidade tocando para frente.

Comentários